Neste sábado, 17, teve início o Atelietras, um serviço de incentivo à leitura aos moradores de Bragança Paulista.
A ação social é idealizada pelo Lan Design Ateliê, e organizada pelas sócias Silvana Cardoso de Almeida, bibliotecária, e Laura Lanford, escritora.
O artesanato produzido na Lan Design utiliza fortemente o conceito da criação por meio da reciclagem de materiais, que permite valorizar, reutilizar e dar nova vida aos objetos, usando a arte e a criatividade. Um caminho natural é o conceito de compartilhar também os livros, para que mais leitores tenham acesso à informação, ao conhecimento e a novas ideias.
O Lan Design Ateliê já promoveu uma ação voltada ao estímulo a leitura, o LeiturAR, que aconteceu em maio deste ano, na praça. A nova proposta, o Atelietras, é uma “casinha de livros” que fica em frente ao ateliê, onde o próprio leitor poderá escolher e retirar um livro para a leitura em sua casa. A comunidade também pode contribuir com doações de livros.

O serviço é comunitário, não tem custo ao usuário. Os livros são recebidos por meio de doação, selecionados, limpos e higienizados, ficam em quarentena; cada exemplar é colocado em um envelope plástico e disponibilizado novamente para os leitores.
Há livros de todos os gêneros, sendo separados apenas em Literatura Infanto-Juvenil e Adulto. São títulos de autores nacionais, internacionais e locais.
“O amor aos livros e o desejo de compartilhar conhecimento e estimular a leitura é o que inspira o Atelietras, mas, ao desenvolver este projeto, também foi possível movimentar o comércio local por meio da aquisição de livros, de embalagens, artigos de papelaria e serviços de gráfica, além do marceneiro que construiu a nossa ‘casinha de livros’. Este projeto é um benefício para todos, agradecemos àqueles que tornaram possível e contamos com o respeito e a colaboração dos usuários, para manter este serviço disponível ao público”, comenta Silvana.
As orientações de utilização para os leitores são simples: retirar, ler, devolver, doar. Os livros são de livre escolha e o leitor faz o seu próprio tempo de leitura, assim como o prazo de devolução, de forma democrática, livre e responsável.
O projeto tem o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Bragança Paulista, foi idealizado e realizado por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.
ATELIETRAS – PONTO DE LIVROS
Funciona de quarta a sábado, das 10h às 16h, na Rua Teófilo Leme, 770 – em frente ao Lan Design Ateliê. Mais informações: (11) 9 9604-6920 (WhatsApp).
0 Comentários