Foto: Divulgação
news-details
Cultura

Ases lança o documentário “30 anos de poesia na Cidade Poesia”

No dia 29 de agosto, aconteceu, na sede da Associação dos Escritores de Bragança Paulista, a primeira apresentação oficial do documentário “30 anos de poesia na Cidade Poesia” para os escritores da Ases, com destaque para a presença da sócia correspondente em Tegucigalpa, Honduras, Clarice Bueno da Silva, e sua irmã, Maria Bueno, ambas bragantinas.

O vídeo,de autoria do designer gráfico André Prata Garcia, filho da escritora e fundadora da Ases,Lóla Prata, que também auxiliou na elaboração do roteiro, relata os 30 anos da história da literatura no município de Bragança Paulista e explica o motivo de ele ser reconhecido com o título de Cidade Poesia. O trabalho foi patrocinado pela Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura – governo federal – e tem a duração de cerca de 20 minutos.

André Prata, que já foi o responsável pela edição da “Revista Comemorativa do Jubileu de Pérola da Ases – Aqui tem literatura”, lançada no ano de 2022, contou que, a partir do trabalho de pesquisa realizado para registrar a história da associação na publicação, ele percebeu a necessidade e a oportunidade de demonstrar em um vídeo a história da poesiano município. Além disso,foi uma oportunidade de registrar a importância de sua mãe no cenário literário bragantino, já que, há 32 anos, elapermanece ativa e exercendo influência positiva no incentivo à leitura e escrita, bem como colaborando para o crescimento da União Brasileira de Trovadores – seção local –da qual foi a primeira presidente.

Participam do documentário uma equipe de audiovisual, escritores representantes das diversas entidades literárias da cidade, dois atores que declamam as trovas e poesias que emolduram o trabalho e uma apresentadora.

A produção traz rápidas entrevistas com diversos escritores, poetas e trovadores da cidade – dentre elas, destacam-se duas falas a respeitodo trabalho das instituições literárias bragantinas: “Temos de difundir a poesia em todas as suas formas, especialmente na mais simples e antiga das formas, que é a trova”, disse a presidente da UBT Bragança Paulista,Lyrss Cabral Buoso. “A Ases planta poesia e, após, continua a regar o que foi plantado”, completou a escritora aseanaCristina Cacossi.

Finalizando a apresentação, a presidente da Ases, escritora Henriette Effenberger, encerrou o encontro agradecida pelo emocionante e delicado trabalho apresentado aos presentes, informando que, a partir de meados do mês de outubro, ocorrerão mais algumas apresentações especiais do vídeo e,em seguida, ele será publicado no YouTube.

***

Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia

Receba as notícias no seu WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image