Durante audiência realizada na tarde da última terça-feira, 6 de maio, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), deputado André do Prado, recebeu representantes da APRECESP (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo) e da AMITESP (Associação das Prefeituras dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo). O objetivo do encontro foi fortalecer as políticas públicas voltadas ao turismo no estado.

A comitiva foi liderada pelo prefeito de Bragança Paulista e presidente da APRECESP, Edmir Chedid, grande articulador da reunião. Também participaram o presidente da AMITESP e prefeito de Santa Clara D’Oeste, José Basílio; os prefeitos Herculano Passos Júnior (Itu) e João Victor Barboza (Águas de São Pedro); o vice-prefeito Dr. Edison Xavier (Águas de São Pedro); além de assessores e técnicos das entidades envolvidas.
Durante o encontro, foram discutidos quatro pontos estratégicos para o avanço do turismo paulista:
1 - Legislação turística – Foi solicitada a articulação para a derrubada do veto ao Projeto de Lei Complementar (PLC) 35/2021, ou, alternativamente, o envio à Alesp dos projetos de lei elaborados em conjunto por APRECESP, AMITESP e Secretaria de Turismo e Viagens, atualmente parados na Casa Civil.
2 - Ranqueamento paulista – Houve pedido de apoio institucional para ampla divulgação do novo ranqueamento dos municípios turísticos, instrumento essencial para orientar investimentos e políticas públicas no setor.
3 - DADETUR 2024/2025 – Os líderes municipais solicitaram o descontingenciamento dos recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR), fundamentais para obras de infraestrutura, sinalização e qualificação dos destinos turísticos.
4 - Projetos legislativos de interesse turístico – Foi apresentado um levantamento atualizado dos projetos de lei aprovados na Alesp entre 2020 e 2025 com impacto direto sobre as estâncias turísticas e os MITs.
O prefeito de Bragança Paulista, Edmir Chedid destacou a importância do diálogo com o Legislativo estadual para garantir avanços reais no setor:
“Agradecemos ao presidente André do Prado por abrir espaço para ouvir as demandas das estâncias e dos municípios de interesse turístico. Com diálogo e parceria, vamos seguir impulsionando o turismo como vetor de desenvolvimento econômico, geração de empregos e qualidade de vida para a população paulista. Afinal, o setor representa 10% do PIB do estado, o que equivale a R$ 340 bilhões”, afirmou.
Edmir também ressaltou que a reunião reafirma a mobilização conjunta das lideranças do turismo para consolidar o setor como uma política pública de Estado.
***
0 Comentários