Nessa semana, a reportagem do Jornal Em Dia conversou com alguns integrantes da Associação Grupo de Saúde Raios de Sol, que desenvolve, em Bragança Paulista, um projeto social em prol de moradias populares. Durante a conversa, Claudinho da Raios de Sol falou um pouco da história do grupo e da construção dos 168 apartamentos, que estão em fase de acabamento, conquistados junto ao governo federal pelo Grupo Raios de Sol, em parceria com a Acohab (Associação Comunitária de Habitação Popular de Bragança Paulista).
De acordo com Claudinho, os movimentos sociais no Brasil tiveram e têm até hoje importância significativa na organização da sociedade. Na década de 70, por exemplo, foi o período em que vários seguimentos da sociedade se uniram de forma organizada para ver florir a democracia. É notório que muitos já não existem mais, porém, mesmo com a conquista do regime democrático, a comunidade contínua se articulando em movimentos e associações.
ASSOCIAÇÃO GRUPO DE SAÚDE RAIOS DE SOL
Este é o caso da Associação Grupo de Saúde Raios de Sol, de Bragança Paulista, que nasceu em 2003, na Zona Norte da cidade, especificamente no Parque dos Estados, por um grupo de senhoras da Comunidade Paroquial Nossa Senhora da Esperança, que, motivadas pelo padre Juzemildo, decidiram criar um projeto que contribuísse com a qualidade de vida das pessoas, com o cultivo e uso de plantas medicinais. Com o passar do tempo, por volta de 2007, surge a demanda da moradia popular por conta do déficit habitacional que o país tem até hoje.
Em 2008, a Raios de Sol se sensibiliza com centenas de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade, provocada na maioria dos casos por aluguel oneroso. Nesse mesmo ano, o grupo iniciou um projeto habitacional de interesse social para atender famílias de baixa renda, assim começou o cadastramento de pessoas interessadas. Uma vez por mês, era realizada uma assembleia.
Depois de quase dez anos, o Grupo Raios de Sol consegue concretizar o sonho da moradia popular, com a construção de 168 apartamentos em um condomínio denominado Bragança Paulista J, que está localizado entre o Bragança E, Henedina Cortez e Águas Claras, na Avenida Alziro de Oliveira. “Infelizmente, muitos ficaram pelo caminho, como diz o dito popular ‘não há vitória sem luta’. No total, são 168 apartamentos conquistados pela perseverança dos que acreditaram que o povo, quando se organiza, mesmo na simplicidade, consegue realizar os seus sonhos”, desabafou Claudinho.
Hoje, o Grupo Raios de Sol tem como parceira a Acohab, que ajuda na gestão do projeto, que, de um simples sonho, hoje se tornou realidade para muitas famílias. A presidente da Raios de Sol, Antônia Francisco, disse para a reportagem do Jornal Em Dia, que tem orgulho de saber que a sua luta, de mais de 30 anos, não foi em vão. “É claro que para isso acontecer tivemos muitos parceiros que abordaremos posteriormente com mais detalhes e tempo”, finalizou a presidente.
0 Comentários