Foto: Divulgação
news-details
Geral

Após liberação da Anatel, Bragança e mais cinco cidades da região podem receber serviços 5G

A partir da próxima segunda-feira, 27, 195 cidades do país, incluindo Bragança Paulista, poderão receber os serviços 5G, caso as operadoras móveis concordem em antecipar o cronograma previsto no leilão de 2021. É que o grupo que coordena a liberação da faixa de 3,5 GHz autorizou o funcionamento da tecnologia móvel em mais uma leva de municípios onde foi concluída a preparação para o uso dessa radiofrequência. 

Além de Bragança, mais cinco municípios da região (Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Joanópolis, Nazaré Paulista e Piracaia) estão na lista para serem contempladas com a novidade. 

A autorização ocorreu em reunião realizada na última quarta-feira, 22, pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi).

Até o momento, 682 municípios foram liberados para utilização da faixa de 3,5 GHz por estações do 5G standa-lone, onde vivem 122,6 milhões de brasileiros, 57% da população do Brasil.

Para facilitar o acompanhamento dos municípios liberados, o Gaispi disponibiliza pela internet um painel de dados apresentando os municípios em que a faixa de 3,5 GHz já se encontra liberada e, também, o planejamento aprovado para as próximas liberações.

É importante ressaltar que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades: a instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora.

A decisão tomada pelo Gaispi segue diretrizes do Edital do 5G e abrange municípios onde a Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF) já iniciou a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku e concluiu as ações necessárias para a desocupação desta faixa por sistemas do Serviço Fixo por Satélite (FSS), tendo instalado os filtros para a mitigação de interferências em todas as estações do FSS impactadas.

Quem recebe as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências. Inscritos no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado, nome fantasia da EAF.

É preciso realizar agendamento para a instalação dos novos equipamentos. Mais informações estão disponíveis no site: https://sigaantenado.com.br/ ou pelo telefone: 0800-729-2404.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image