Na manhã de sábado, 8, dezenas de populares participaram de uma manifestação pacífica na Praça Raul Leme. Eles pediam que seu voto fosse respeitado, referindo-se à decisão do juiz eleitoral Juan Paulo Haye Biazevic, que cassou o registro dos candidatos eleitos Fernão Dias da Silva Leme e Huguette Theodoro da Silva e nomeou Renato Frangini e Galileu de Mattos para assumir o comando da cidade, já que ficaram em segundo lugar nas eleições.
Os manifestantes alegavam que estavam de luto pela morte da democracia e cobravam que o prefeito eleito fosse diplomado ou que então novas eleições fossem convocadas para que o povo novamente pudesse escolher seus governantes.
Cartazes com frases como “Queremos o prefeito que elegemos”, “Bragança quer democracia, respeitem nosso voto” e “Bragança está de luto, onde está o direito do povo?” eram vistos pela praça.
A manifestação foi chamada de “Dia do Enterro da Democracia”.
Pela legislação eleitoral, novas eleições podem ser convocadas quando mais de 50% dos votos são anulados pela Justiça Eleitoral. Fernão Dias e Huguette tiveram 38,07% dos votos válidos. Isso quer dizer que, em Bragança Paulista, novas eleições para o mandato 2013-2016 só ocorreriam se mais um candidato tivesse seus votos anulados pela Justiça.
0 Comentários