Foto: Arquivo
news-details
Cultura

Antologia da Ases faz sucesso entre jovens leitores de Guaratinguetá

O trabalho da Ases (Associação de Escritores de Bragança Paulista) vem obtendo cada vez mais destaque entre leitores de outras cidades e estados. Um exemplo disso é o livro “Assombro e Encantamento – Encontros com seres imaginários”, antologia lançada pela entidade no ano de 2024, que recentemente foi apresentada e lida pelos alunos de Ensino Fundamental 2 e Médio na Escola Estadual Dinah Motta Runha, de Guaratinguetá-SP.

A novidade foi comunicada pelo professor Roberto Carlos Alves Nunes Júnior, que, na época do lançamento da obra, já mantinha laços culturais com a entidade, quando atuava como diretor de uma escola estadual da cidade de Potim e contatou a Ases para obter informações sobre a Cidade Poesia.

Segundo Roberto, que atualmente é professor de História na Escola Estadual Dinah Motta Runha, a unidade desenvolve um projeto de leitura nomeado “Leva” (leitura em voz alta), idealizado pela diretora Vanessa Inês Ribeiro de Oliveira e pelo coordenador geral Douglas Castilho, em que professores de todas as disciplinas fazem, no início das aulas, uma breve leitura que tem o objetivo de ser uma chave de entrada para o universo literário, criando um ambiente acolhedor e instigante. Desse modo, a partir do conceito de “Protagonismo Sênior”, os alunos são incentivados a assumirem uma postura de liderança positiva, participando da leitura, compartilhando suas interpretações, indicando livros e ajudando a criar uma cultura de valorização da leitura.

No mês de leitura do livro da Ases “Assombro e Encantamento” – exemplar do professor Roberto – com mais de trinta histórias de seres do folclore e da mitologia, o sucesso entre os alunos foi grande. A estudante Rillary Ellen Eugênio Santos (foto), por exemplo, já está terminando de ler a obra e há uma fila de outros alunos interessados em emprestar o livro para ler.

“A Ases recebeu a notícia com muita satisfação, tanto pelo sucesso e aceitação do livro entre os jovens estudantes quanto pela iniciativa da escola que, num tempo da era digital, incentiva, oferece diferentes gêneros literários e cria valores da leitura para os jovens”, comenta Maria Inês Chiarion Zecchini, responsável pelo contato com o professor Roberto.

Os interessados em obter mais informações sobre o Projeto Leva podem entrar em contato com o professor Roberto pelo WhatsApp: (12) 9 9602-9971.

***

Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia

Receba as notícias no seu WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image