Foto: Prefeitura de Atibaia
news-details
Saúde

AME: Prefeitura de Atibaia alerta para grande número de faltas em atendimentos médicos

Segundo a Prefeitura de Atibaia, entre janeiro e abril cerca de 1.190 consultas e 1.080 exames foram desperdiçados

A Secretaria de Saúde de Atibaia divulgou dados alarmantes a respeito do número de faltosos em consultas médicas agendadas no Ambulatório Médico de Especialidades (AME). Segundo informado, mais de mil pessoas não compareceram a exames e consultas, prejudicando pacientes que estão na fila de espera por uma vaga.

O AME Atibaia atende 11 cidades da região, entre elas, Bragança Paulista. No entanto, desde o início do ano, a unidade vem enfrentando grande número de "absenteísmo", nome dado ao ato de faltar às consultas e exames sem aviso ou justificativa.

Em janeiro, o número de faltosos em consultas atingiu uma média de 21,76%; em fevereiro, 21%; em março, 16,98%, e em abril, 13,54%. Já quando o assunto são os exames, os números não ficam tão distantes: 18,66% em janeiro; 16,89% em fevereiro; 18,29% em março e quase 17% em abril.

“A ausência sem comunicação prévia desencadeia uma série de perdas em toda a estrutura mobilizada em receber e atender o paciente. Se os setores ficam ociosos, as demais pessoas que necessitam de atendimento são atingidas de forma mais preocupante ainda, pois acabam na fila de espera por um período maior de tempo”, explica a Prefeitura.

A Secretaria de Saúde reitera que realiza agendamento prévio das consultas e exames que posteriormente são encaminhados para a unidade de saúde de referência que atende o paciente. A unidade entra em contato com a pessoa para informar data e horário. 

Para cancelar o atendimento, basta ligar ou ir pessoalmente até a unidade de saúde de referência com um documento de identificação em mãos e pedir a anulação da consulta ou exame. “É uma ação que pode salvar vidas”, esclarece a Prefeitura de Atibaia.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image