No último final de semana, quatro estudantes do Campus Bragança Paulista do Instituto Federal de São Paulo sagraram-se medalhistas como representantes da unidade na etapa final da I Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF), realizada entre sexta-feira, 19, e 21, domingo, no Campus Muzambinho do Instituto Federal do Sul de Minas, idealizador da competição.
Os alunos dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Informática e em Eletroeletrônica conquistaram medalhas de ouro (estudante Deivid Aparecido Henrique), bronze (estudantes Luis Guilherme Pinto e Pamela Leite de Moraes) e menção honrosa (estudante Ana Cristina de Souza Queiroz).
Para Deivid, a olimpíada foi uma das melhores experiências acadêmicas na instituição. “Passar três dias interagindo com pessoas que estudam no mesmo instituto que você, mas, ao mesmo tempo, em regiões diferentes e com experiências tão diferentes é único”, disse, elogiando a premiação dada a todos os classificados para a segunda etapa da competição. “Eles mereciam o reconhecimento de ter passado pela primeira fase e ido para o evento.”
No total, o IFSP levou 12 medalhas na OMIF entre ouro, prata, bronze e menções honrosas entre os participantes de campus de diversas cidades do estado.
SOBRE A OMIF
A Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais é uma competição internacional voltada para alunos do ensino técnico integrado ao Ensino Médio das instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica Brasileira e para alunos de escolas do exterior do ensino técnico de nível médio compatível.
A ação tem por objetivo estimular o interesse pela Matemática, suprir déficits no aprendizado do ensino fundamental, melhorar o desempenho dos alunos na escola e promover a interação de culturas diversas, aproximando alunos de países diferentes com um propósito comum: aprender a gostar da Matemática.
A competição se deu em duas etapas. Na primeira, os candidatos realizaram, no mês de maio, uma prova no próprio campus onde estudam. A segunda foi realizada entre os dias 19 e 21 de outubro, tendo as provas foram aplicadas no Campus do Sul de Minas.
O projeto faz parte dos eventos comemorativos pelos dez anos da criação dos Institutos Federais brasileiros e também do “Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa”, uma lei instituída como parte da Agenda Positiva do ensino, pesquisa e inovação no país, cujo tema principal é “A Matemática está em tudo”.
0 Comentários