Foto: Dimp
news-details
Educação

Alunos da Rede Municipal são premiados na XXI Olimpíada de Astronomia e Astronáutica

Na manhã da última quarta-feira, 31 de outubro, 70 alunos da Escola Municipal Professora Nilza Faria receberam certificados pela participação na XXI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). O objetivo principal da iniciativa é difundir o conhecimento astronômico pela sociedade brasileira, fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências relacionadas.

Na ocasião, também foi entregue a medalha de bronze ao aluno Felipe Rodrigues Vicente, do 5º ano B, por ter atingido uma das melhores notas na prova. O evento contou com a presença da equipe escolar, de pais de alunos e da secretária de Educação, Kátia Daidone, que ressaltou a importância da participação das escolas e dos estudantes em todas as atividades que contribuam para o desenvolvimento de novos conhecimentos.

Nesta edição, participaram 774.232 alunos, de um total de 8.456 escolas e foram distribuídas 50.000 medalhas. Além da participação na prova da OBA, estes mesmos estudantes também participaram, pela primeira vez, da 12ª Mostra Brasileira de Foguetes, olimpíada inteiramente experimental, que consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes a partir de uma base de lançamento, constituída de garrafa pet, com a maior distância possível.

A avaliação da OBA é realizada anualmente, no mês de maio, em todos os estabelecimentos brasileiros de ensino cadastrados, consistindo em um número variável de questões de acordo com o nível dos participantes. Nos últimos anos, uma das questões de astronomia tem envolvido uma atividade prática/observacional a ser desenvolvida previamente pelas escolas e a prova é constituída de dez questões: sete de Astronomia e três de Astronáutica. O evento é aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, podendo participar alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental até aos do último ano do Ensino Médio. A prova ocorre integralmente dentro da própria unidade, tem uma única fase é realizada dentro de um só ano letivo.

Trata-se de um evento nacional realizado nas escolas brasileiras previamente cadastradas desde 1998 pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). A partir de 2005, a Agência Espacial Brasileira (AEB) passou também a participar da organização, a quando a competição foi denominada “Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica”. Atualmente, a Furnas Centrais Elétricas S/A também delega a comissão organizadora.

A equipe da Escola Municipal Nilza faria afirma se sentir honrada pelo bom desempenho dos alunos, bem como pela merecida medalha de bronze conquistada pelo aluno Felipe.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image