O abandono de animais ainda é uma triste realidade no Brasil, além de ser configurado como crime (Lei Federal 9.605/98). Além da posse responsável, é importante que a sociedade apoie a adoção de cães e gatos, colaborando para que esses animais tenham um lar com cuidados e amor.
Em Bragança Paulista, um convênio firmado entre a Prefeitura e a Faros d’Ajuda possibilita a gestão do canil municipal, onde é realizado um trabalho de recuperação, castração e adoção de cães e gatos de rua.
Periodicamente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente divulgará os animais do canil que estão precisando de um lar.
Os interessados em adotar um animal de estimação podem visitar o local, que fica na Rua Oswaldo Pinto de Moraes, s/nº, no Residencial Hípica Jaguari. As visitas para adoção ocorrem de segunda-feira a sábado, das 9h às 16h, e não exigem pré-agendamento.
É preciso apresentar RG, CPF e comprovante de residência e passar por uma pequena entrevista. Para adoção de cães, a Faros d’Ajuda pede que os novos tutores levem uma guia e, para gatos, uma caixa de transporte ou caixa de papelão bem estruturada. Os animais não são liberados para serem transportados em motos ou a pé.
As moradias dos interessados em adotar devem ter o mínimo para oferecer segurança aos animais adotados, incluindo muros e portões que não permitam a fuga. Para gatos em apartamento, é necessário telar as janelas para evitar acidentes de queda.
Os novos tutores também devem ter consciência de suas responsabilidades com o novo membro da família, especialmente com relação à alimentação e cuidados médicos, até o final de sua vida.
Vale ressaltar que o canil municipal não acolhe animais domiciliados. O tutor que, por qualquer motivo, ficar impossibilitado de continuar com seu animal deverá identificar uma nova família para adotá-lo.

***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram e no Facebook
Receba as notícias no seu WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D
0 Comentários