A locomotiva ficará exposta na Praça Coronel Jacinto Osório, no Matadouro
A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, está dando um importante passo na preservação da história local com a instalação da locomotiva “Bragança 4” da Estrada de Ferro Bragantina.
O município concluiu a compra desse novo patrimônio bragantino e agora assume a responsabilidade de resgatar e promover a história da ferrovia. Bragança possui um conjunto de bens culturais ferroviários, que serão fundamentais para a futura implantação do Museu da Estrada de Ferro Bragantina.
A chegada da locomotiva “Bragança 4” traz benefícios significativos para a cidade. Além de criar um novo ponto turístico, ela ajudará a transmitir a história do município para as futuras gerações, fortalecendo a conexão com o passado e valorizando a identidade local.
Vale destacar que, além da locomotiva de número quatro, Bragança Paulista abriga outros veículos históricos da Estrada de Ferro Bragantina. O veículo de número um é um patrimônio privado e está fixado na Fazenda Boa Esperança. Já a locomotiva de número três é um patrimônio público e foi transferida para a cabeceira do Lago do Taboão em 16 de outubro de 2022. A locomotiva de número dois ainda não foi encontrada.
Com essa iniciativa, a cidade reforça o compromisso em preservar sua história e se torna um destino turístico ainda mais atrativo, oferecendo aos visitantes a oportunidade de conhecer e vivenciar a rica herança ferroviária da região.
0 Comentários