A fim de unir os talentos literários da “Cidade Poesia”, que conta com um expressivo número de pessoas que se dedicam a produzir publicações e eventos artísticos e culturais, nasceu a Academia Bragantina de Letras (ABL), que foi fundada no dia 1º de março de 2005, em reunião no Clube Literário e Recreativo de Bragança Paulista, pelo saudoso Gentil José Leme, eleito à época presidente. É composta de 25 cadeiras cujos patronos são pessoas que enriqueceram o cenário cultural da cidade.
A ABL foi declarada de utilidade pública no ano de 2007, pelo então prefeito municipal Dr. João Afonso Sólis. A associação, sem fins lucrativos, tem como finalidade o desenvolvimento da cultura literária da língua nacional e a difusão de trabalhos literários, artísticos e científicos.
Atualmente, a presidência está a cargo de Sílvio Dejean. Ao lado de Sílvio, fazem parte da diretoria os acadêmicos Hugo Guerrato Netto, Nádia Maria Bádue Freire, Suely Ferreira de Oliveira Brodoloni, Raul Siqueira do Amaral, Hildenê Landau, Lúcia Inês Ribas de Souza Siqueira, Liana Eppinghaus Barbalho Silva Teles, Maria Aparecida Oliveira da Glória e Wadad Naief Kattar.
Também fazem parte da ABL os acadêmicos Camilo Bádue, Silvana Cardoso de Almeida, Josilei Pedro, Eduardo Amos, Renata Benvenutti, Rodrigo Bueno, Edmundo Bueno, Vladimir Inokov, Conrado Vasselai e Carla Franceli Machado de Oliveira.
Dentre as muitas atividades desenvolvidas pela Academia Bragantina de Letras, destacam-se concursos de trovas, de crônicas, lançamentos de obras dos acadêmicos e coletâneas dos acadêmicos, bem como a participação e premiação em concursos nacionais.
No ano de 2017, a ABL deu início ao Projeto “Um certo olhar”, que apresenta palestras sobre os mais diversos temas que enriquecem a cultura e a literatura, que pausou durante a pandemia e que foi retomado como “Um outro olhar”, neste ano de 2024.
No dia 30 de novembro, aconteceu o lançamento do livro “Memória da cidade: bairros, praças e logradouros”, no Centro Cultural Dr. Jesus Adib Abi Chedid”, que contou com a presença de mais de 200 pessoas que prestigiaram a ABL, bem como os acadêmicos que escreveram sobre memórias e histórias de pessoas de Bragança, residentes nos locais retratados. A obra pode ser encontrada nas bancas de jornais e na Cafeteria Dona Bragança, no Bragança Shopping Center.

A entidade prossegue em seu projeto de ampliação e convida os bragantinos a se tornarem “amigos da ABL”, participando de suas atividades, reuniões, sugerindo e contribuindo para que Bragança se fortaleça cada vez mais como “Cidade Poesia”.
Saiba mais em: https://academiabragantinadeletras.com.br/ e https://www.instagram.com/academia.bragantinadeletras/.

***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no facebook: Jornal Em Dia
0 Comentários