Pela alta demanda de pedidos, principalmente dos próprios acolhidos, e com a previsão de novas frentes frias durante o mês de agosto, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social (Semads), do Fundo Social de Solidariedade e demais secretarias municipais, dará continuidade à ação “Acolhendo com carinho”, que atende a população mais vulnerável neste período de baixas temperaturas, por meio do abrigo provisório.
O abrigo provisório está instalado no Ginásio de Esportes Agostinho Ercoline, no Jardim Recreio e ali são oferecidos jantar, café da manhã, agasalho, cobertores e um local para poderem passar a noite.
“Enquanto houver necessidade e as baixas temperaturas continuarem, nós manteremos o abrigo provisório. Foi um pedido da Administração Municipal, preocupada em garantir a integridade e bem-estar da população mais vulnerável”, ressaltou a secretária municipal de Ação e Desenvolvimento Social, Sandra Teixeira.
De acordo com o “Climatempo”, estão previstas a passagem de três frentes frias neste mês de agosto. Uma por volta do dia 5, outra por volta do dia 18 e uma terceira na última semana. Até o momento, a previsão indica que a primeira frente fria deve provocar mais chuva e a segunda deve trazer uma massa de ar frio mais intensa.

O acolhimento no abrigo começou atendendo 25 pessoas Em uma das noites chegou a atender 34, 21 delas por meio da Abordagem Social. Outras pessoas se recusaram a receber o atendimento e assinaram um termo de responsabilidade.
No caso dos animais, a ação os recebe com cobertores, roupinhas, ração e uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Veterinária (Samuvet), que fica no local caso algum deles precise de atendimento veterinário.
No domingo, o projeto Cozinha Comunidade Sorriso esteve no local oferecendo marmitas com sobremesa e salada aos acolhidos. “Levamos 50 quentinhas, feitas pela Ângela Brogine. Ela foi que foi a cozinheira convidada da semana para preparar a refeição para a venda das marmitas", conta Thayla Godoy, organizadora do projeto.
Na mesma noite, eles também receberam atendimento de barbeiros, cabeleireiros oferecidos pelos funcionários da Barbearia Lisboa, em parceria com o Projeto Pescadores de Cristo. Para as mulheres, o salão Maria Gabriela Beauty Center ofereceu serviços de manicure, pedicure e designer de sobrancelhas.

O promotor de Justiça Rogério José Filócomo Júnior esteve no abrigo, na companhia do vice-prefeito Amauri Sodré. “Recebemos essa boa notícia sobre o abrigo e eu fiz questão de vir conhecer. Acredito que o trabalho que está sendo realizado é de Direitos Humanos, no qual está sendo ofertada a oportunidade para as pessoas em situação mais vulnerável de ter um local, diante das condições climáticas. Vejo com muito bons olhos essa iniciativa da Prefeitura”, disse.
Quem também esteve no local durante o final de semana, acompanhado do vice-prefeito, foi o delegado de Polícia Dr. Sandro Montanari. Ele falou sobre a importância da ação. “Foi uma ótima iniciativa, com grande infraestrutura oferecida. O trabalho foi reconhecido por toda população. Meus parabéns a todos os envolvidos”, disse.
0 Comentários