Abordagens sociais a pessoas em situação de rua são feitas pela Semads

A Divisão de Imprensa da Prefeitura (Dimp) informou que a Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social (Semads) vem realizando abordagens sociais a pessoas em situação de rua. Entre os meses de março e abril, foram feitas 123 abordagens, sendo 50 em março e 73 em abril, principalmente na região do Lavapés, Lago do Taboão, proximidades do Rodoterminal Urbano, Vila Bianchi e Praça do Rosário.

De acordo com a Dimp, a ação de abordagem social, que faz parte do processo Sistema Único da Assistência Social (SUAS), se estenderá por todo o município, conforme as buscas das equipes constatarem necessidade ou ligações informarem sobre a presença de pessoas que se utilizam do espaço público para moradia.

As abordagens são realizadas por funcionários do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas). Em dois dias específicos da semana, a secretaria se mobiliza para realizar as buscas ativas.

Durante as buscas, os funcionários também estão atentos a outras situações, como crianças eventualmente nas condições de rua ou em situação de trabalho infantil.

Durante a abordagem às pessoas, podem ser tomadas providências simples, como o contato com a família ou amigos da pessoa para volta ao lar, sendo o principal motivo da procura o vínculo familiar ou afetivo; auxílio com relação à higiene pessoal; atendimento médico hospitalar; encaminhamento ao albergue; auxilio na retirada de documentos; encaminhamento para realização de cursos e posterior encaixe em vagas no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e cadastro em programas de benefícios, como o Bolsa Família. Conforme informou a Dimp, recentemente, duas pessoas em situação de rua conseguiram emprego por meio desse procedimento.

A Semads recebe apoio dos Narcóticos Anônimos e dos Alcoólicos Anônimos, instituições que dão suporte para aqueles que sofrem de dependência química.

O secretário municipal de Ação e Desenvolvimento Social, Marcos Roberto dos Santos, informou que, com a chegada do inverno, essa ação social deverá ser intensificada. Para isso, ele espera contar com a colaboração da população, que pode realizar os chamados por meio do telefone: (11) 4481-9099.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image