news-details
JOVEM ADVOCACIA

A importância do planejamento previdenciário

A Reforma da Previdência trouxe muitas alterações nos requisitos e modalidades de aposentadoria, causando muitas dúvidas aos trabalhadores. Atualmente, se aposentar não é uma tarefa fácil, por isso, é necessário planejamento.

Diante das alterações vindas com a Reforma da Previdência, o trabalhador se sente perdido, sem saber quando alcançará os requisitos necessários para se aposentar, além de o seu salário inicial ser uma grande incógnita.

Há casos, por exemplo, em que devido à falta de informação, o trabalhador, já cansado, decide requerer a primeira modalidade de aposentadoria em que faz jus, sem saber que, talvez, por diferença de poucos meses, teria direito a outra modalidade mais vantajosa – cenário que não aconteceria com um prévio planejamento previdenciário.

No aplicativo “Meu INSS”, o contribuinte pode acessar suas informações, mas elas nem sempre são assertivas, pois os erros em seu sistema se fazem frequentes, tanto nos extratos de contribuições, como nos vínculos empregatícios e suas respectivas datas, o que reflete na calculadora que simula a aposentadoria e apresenta resultado impreciso. Assim, essa ferramenta que o contribuinte tem em mãos nem sempre é segura como fonte de informação.

Desse modo, o planejamento previdenciário atua como uma ferramenta valiosa, sendo capaz de detectar e minimizar erros, além de agilizar o encaminhamento até a aposentadoria. É o estudo do histórico de tempo de serviço, da idade e das contribuições previdenciárias que o segurado possui com os diversos regimes de Previdência, além da análise das atividades desenvolvidas ao longo da carreira, os salários de contribuição e a legislação aplicada ao caso específico. Em suma, é a análise da situação do segurado na busca pelo melhor benefício em menor tempo possível.

Em resumo, o cidadão que deseja se aposentar deve se planejar para ter assegurado seu direito da melhor maneira possível. Para isso, consulte um advogado (a) de sua confiança e faça seu planejamento previdenciário a fim de ter a segurança de um futuro estável e tranquilo.

Hariane Kis (OAB/SP 466.665) é advogada pós-graduada em Direito Previdenciário, especializada em contratos e inventário, também atuante nas áreas Civil, Criminal, Previdenciária e Trabalhista. Membro da Comissão de Assistência Judiciária, Comissão da Defesa dos Direitos dos Animais, Comissão de Direito Previdenciário, e Comissão Especial da Jovem Advocacia. (E-mail: hariane kis@adv.oabsp.org.br)

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image