news-details
Geral

“A chave é não desistir e aproveitar cada etapa da sua evolução”, diz professor recordista de cubo mágico

Gilson Silva quebrou recorde brasileiro de memorização e foi destaque em diversos campeonatos, montando o cubo mágico com as mãos, com os pés e até mesmo de olhos vendados

Aos 35 anos, o professor de Matemática Gilson Sousa da Silva, residente em Pinhalzinho-SP, tem levado, cada vez, mais o seu nome e o da pequena cidade para vários cantos do país, por conta de seus diversos recordes e grande habilidade com o cubo mágico.

O objeto, que parece de difícil resolução, é a grande paixão de Gilson. O professor, desde criança, tinha facilidade em memorização. Decorava e solucionava, com facilidade, placas de carros, capitais de países, jogo da memória, entre outros. Se interessar pelo cubo mágico, então, veio como consequência.

“Na adolescência, me dedicava ao xadrez (outra paixão minha); aos 17 anos, entrei na faculdade de Matemática e, no último ano, conheci algumas pessoas que montavam o cubo mágico seguindo determinadas sequências de movimentos. Comecei com esse método mais básico e depois migrei para outros métodos mais avançados”, contou, em entrevista ao Jornal Em Dia.

De acordo com Gilson, a lógica do cubo mágico é “simples”: por meio de sequências de movimentos, cada peça é colocada no seu devido lugar. O grande ponto é que cada uma delas tem apenas um único lugar correto. “Entretanto, ao iniciarmos uma sequência de movimentos, ‘mudamos’ várias peças de lugar e, ao final, percebemos que foram trocadas apenas três ou quatro peças”, explica.

O professor afirma que não há segredo na resolução do cubo. “Com a prática e com o manuseio, você entende o movimento das peças, em que lugar elas irão parar, o que acontece com determinada sequência de movimentos, aprende alguns algoritmos e desenvolve outros”, pontua.

O cubo mágico possui diversas modalidades, dentre as quais destacam-se: 3x3x3, 2x2x2, com uma mão e de olhos vendados. Gilson já “desvendou” e domina todas elas – prova disso são seus inúmeros recordes e participação em grandes eventos.

Ao longo de dez anos de experiência, participou de 25 campeonatos oficiais, obtendo 26 pódios – cinco de ouro, 13 de prata e oito de bronze. “Somando todas as vezes que resolvi os cubos mágicos em campeonatos oficiais, dá um total de 990 resoluções”, relata o professor, que também entrou para o Livro dos Recordes Brasileiros, o RankBrasil, com o título de memória mais rápida.

Entre os principais feitos de Gilson, ele cita: resolver o cubo mágico com as duas mãos em 9 segundos no Campeonato Orange Tech 2017; resolver seis cubos mágicos de olhos vendados no Campeonato Oficina Open 2016  (TOP-10 do Brasil); resolver o cubo mágico com os pés em 38 segundos no Campeonato  Oficina Open 2016 (TOP-19 do mundo) e resolver o cubo mágico 2x2x2 em 2 segundos no Campeonato Piracicaba Open 2013  (TOP-5 do Brasil).

Dentre tantos eventos, o professor destaca o mais marcante durante sua trajetória: o Campeonato Mundial de 2015, que aconteceu no Brasil, e lhe rendeu a 7ª colocação na disputa, após montar o cubo mágico com os pés em 43 segundos. “Lá, tive a oportunidade de conhecer, conversar e interagir com os melhores cubistas do mundo”, diz.

E como conhecimento bom é conhecimento compartilhado, Gilson já realizou diversas palestras em escolas, na Diretoria de Ensino, na Fundação Casa e até mesmo em clínicas de recuperação. A mais recente foi na E.E. Doutor Fernando Amos Siriani, No Jardim Fraternidade, em Bragança.

Segundo Gilson, os estudantes e demais participantes envolvem-se ativamente das atividades, demonstrando grande interesse pelo tema. “As principais dúvidas levantadas são se realmente é possível ficar rápido; como começou o meu interesse pelo cubo mágico; se ajuda na memorização; se serve para pessoas ansiosas, ou algum pai/mãe querendo que o filho aprenda para deixar o celular ou o videogame um pouco de lado”, fala.

Por meio dessas ações, Gilson quer mostrar que praticar a arte do cubo mágico pode ser para todos e, mais do que habilidade, requer dedicação. “Aprender a montar é fácil. Treinar e praticar, ao ponto de quebrar recordes ou estar entre os TOPs do Brasil ou até mesmo do mundo, dependerá exclusivamente da dedicação de cada um”, ressalta.

A principal dica para quem pretende iniciar é trivial: “inicie, não pense ser algo difícil, ou até mesmo impossível. Hoje, temos dezenas de tutoriais ensinando desde o básico até o avançado. A chave é não desistir e aproveitar cada etapa da sua evolução”, orienta.

E vale a pena começar, pois os benefícios deste exercício são muitos: “Atenção, concentração, melhora da memória, autoestima, responsabilidade, interação social e a satisfação de superar a si mesmo”, cita.

Mesmo depois de todos os recordes, Gilson continua se desafiando e quer ir além. Ele possui dois objetivos para serem conquistados nas modalidades Blind (vendado) e Multi-Blind (vários cubos vendados). “Pretendo fazer em menos de 1 minuto na modalidade vendado e fazer pelo menos 7 cubos na modalidade multivendado”, entrega.

Independentemente dos títulos, Gilson garante que o maior prêmio ganho com o cubo mágico é a satisfação pessoal. “Esses prêmios representam a realização de mais um sonho, ser reconhecido por realizar com extrema habilidade algo que, para a maioria das pessoas, é difícil, alguns julgam até mesmo impossível, principalmente quando monto de olhos vendados ou com os pés”, revela.

Além de agregar ao seu currículo profissional, todas essas conquistas repercutem na vida pessoal de Gilson e na constante busca por seus ideais. “A prática do cubo mágico, como citei anteriormente, melhora, entre outras coisas, a autoestima e te dá forças, coragem e vontade de fazer cada vez mais e melhor em todas as áreas da sua vida. Fico feliz em saber que, quando meu filho crescer, verá todos esses recordes, conquistas, e poderá se inspirar em mim para atingir as suas metas na vida”, conclui.

Os recordes de Gilson podem ser conferidos na íntegra no site da WCA (Associação Mundial de Cubo Mágico). https://www.worldcubeassociation.org/persons /2011SILV05. Para além da divulgação do seu trabalho com cubo mágico, ele possui um canal do YouTube onde compartilha dicas de Matemática (https://www. youtube.com/user/gilsona lekhine1).

Você pode compartilhar essa notícia!

1 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image