Na próxima terça, 21, A Casa Tombada [Lugar de Arte, Cultura e Educação] abre as portas em sua nova morada, em Bragança Paulista. O público será recebido com micro-sessões de narração de histórias acompanhadas de café e quitutes. O evento de abertura do espaço acontece durante todo o dia, das 11h às 19h e é gratuito.
Inaugurada em 18 de julho de 2015 pelos artistas e educadores Ângela Castelo Branco e Giuliano Tierno, A Casa Tombada nasceu na capital paulista, no bairro de Perdizes, Zona Oeste, em frente ao Parque da Água Branca, promovendo cursos de pós-graduação, cursos livres, grupos de estudos, encontros culturais e produções literárias.
“Os cursos e encontros são construídos de forma artesanal e estão voltados para os saberes de experiência dos participantes, com a convicção de que a oralidade e a escrita são urgências e necessidades humanas. Acreditamos que estudar é uma saúde, uma alegria”, relata Giuliano.

A mudança para Bragança Paulista se deu em meio à pandemia. Os cursos e eventos, que eram 100% presenciais, priorizando a rica troca de experiências corpo a corpo, com a pandemia, inevitavelmente, migraram para o on-line, e desde então, A Casa segue reinventando caminhos de possibilidades de estudo e de troca de saberes.
Com as portas fechadas em São Paulo, os fundadores d'A Casa Tombada, Ângela e Giuliano, decidiram migrar para o interior e, nessa nova jornada, abriu-se um novo território de atuação.
“A cidade de Bragança Paulista é muito intensa culturalmente. Queremos chegar na cidade com delicadeza e abrir as portas d'A Casa para as histórias e memórias locais, descobrir junto das pessoas da cidade e região o que precisamos fazer para fortalecer a oralidade e a escrita de cada uma, de cada um”, adianta Ângela.
Em outubro, A Casa realizará uma programação gratuita de contação de histórias aos sábados, destinada às famílias em geral, sempre às 11h.
Além dos cursos e eventos voltados à arte, cultura e educação, A Casa Tombada terá, agregada na nova sede, a Livraria d’A Casa [Lugar de Escuta, Escrita e Leitura], um espaço convidativo para os que apreciam a leitura e um bom café.

Ângela Castelo Branco é doutora em Artes e Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). poeta e arte educadora. Fundadora d’A Casa Tombada [Lugar de Arte, Cultura, Educação]. Coordena ações educativas em exposições de artes visuais e literatura como A Biblioteca à noite, no Sesc Avenida Paulista, Exposição Rever – Augusto de Campos, no Sesc Pompeia.
É professora de escrita nos cursos de pós-graduação Narração Artística: caminhos para contar histórias em contexto urbano e O Livro para a Infância, ambos realizados pel’A Casa Tombada em parceria com a Facon. É autora dos livros “Epidermias” e “É Vermelho o Início da Árvore”. Escreve no www.angelacastelobranco.blogspot.com.
Giuliano Tierno é doutor e mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da Unesp. Tem licenciatura plena em Educação Artística – Habilitação em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da Unesp. Assessor de literatura e bibliotecas das Fábricas de Cultura (Poiesis) da Secretaria de Estado de Cultura, curador artístico-pedagógico do Colégio Augusto Laranja, formador da área de práticas literárias e orais nos níveis de ensino da Educação Infantil ao Ensino Médio pela FTD, idealizador, coordenador e professor do curso de pós-graduação lato sensu Narração Artística: caminhos para contar histórias em contexto urbano, pela Facon, polo A Casa Tombada e do curso de pós-graduação A Arte de Ensinar Arte, pelo Instituto Singularidades.
Foi coordenador de programas e projetos da CSMB, diretor de curadoria e programação do CCSP e diretor da Divisão de Ação Cultural e Educativa do CCSP. Foi também curador educativo do Centro Cultural São Paulo. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Experiências de Formação – Roda-Línguas, Unesp, desde 2006. Organizador do livro “A Criança de 6 anos – Reflexões e Práticas (2008 e 2012), pela editora Meca. Coautor do livro “Contos do Quintal (2007), editora Globo. Autor de contos publicados nas revistas “Crescer” e “Direcional Educador”.

A Casa Tombada – Lugar de Arte, Cultura e Educação
Livraria d’A Casa – Lugar de Escuta, Escrita e Leitura
Nova sede em Bragança Paulista
Rua Coronel Leme, 371 – Centro
Telefone: 11 96362-7762
Horários de funcionamento
Para visitantes d’A Casa Tombada e da Livraria d’A Casa:
Terça a sexta, das 11h às 19h e sábados, das 10h às 18h.
Saiba mais e entre em contato:
Instagram: https://www.instagram.com/acasatombada/
Facebook: https://www.facebook.com/acasatombada
Youtube: https://www.youtube.com/ACasaTombada/
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/a-casa-tombada/
Mais informações: https://acasatombada.com.br/ / contato@acasatombada.com
0 Comentários