Foto: Secom
news-details
Geral

80 doadores de medula óssea são cadastrados em mutirão na Catedral

350 pessoas marcaram presença no mutirão para cadastro de doadores de medula óssea no município, realizado na Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Sé Catedral) e 80 delas efetivaram o cadastro (50 voluntários e 30 atiradores do Tiro de Guerra 02-009). 

O evento ocorreu em parceria com a vereadora Rita Leme, Marinho Faralhi e o Hemocentro da Unicamp, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Tiro de Guerra 02-009, as escolas técnicas Nova Biotec e Madre Paulina, e a Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Sé Catedral).

A campanha integra o trabalho realizado pelo Centro de Hematologia e Hemote-rapia (Hemocentro) da Unicamp e busca aumentar as possibilidades de pacientes com doenças no sangue encontrarem doadores. Vale destacar que as chances de encontrar pessoas compatíveis dentro da família são de 25%; já fora dela, são de 1 em 100 mil.

A medula óssea é um tecido gelatinoso localizado no interior dos ossos, onde são produzidas as hemácias, (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. O transplante beneficia pacientes com leucemias, anemia aplástica, linfomas (câncer que começa nas células do sistema linfático) e demais enfermidades que afetam as células do sangue.

Aqueles que ainda desejam fazer o cadastro devem ter de 18 a 35 anos, estar em bom estado geral de saúde, não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue e procurar o hemocentro mais próximo.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image