Foto: Divulgação
news-details
Geral

1ª Feira do Artesanato e Empreendedorismo acontece de forma virtual no próximo final de semana

O evento foi idealizado pela artesã Sabrina Bressane, e contará com 36 expositores de diferentes segmentos

Diversas classes de trabalhadores foram afetadas com a pandemia do coronavírus, especialmente aquelas que dependem de eventos para expor e vender seus produtos. É o caso dos artesãos, que costumam realizar feiras em diferentes locais, paralisadas com as restrições impostas pelos governos estadual e municipal para frear o avanço da Covid-19.

Pensando nisso, a artesã Sabrina Petroni Faria Bressane Cruz, de 42 anos, decidiu inovar e criar um novo método para fomentar essa atividade em Bragança Paulista, mesmo que à distância. Responsável por promover feiras independentes de artesanato no município, Sabrina resolveu organizar a 1ª Feira do Artesanato e Empreendedorismo local, que ocorrerá por meio de grupos de WhatsApp.

Contando com 36 artesãos, a feira acontece no próximo final de semana, entre os dias 16 e 18 de abril, por meio de um grupo no aplicativo de mensagens, em que cada empreendedor poderá compartilhar fotos e descrição de seus produtos, suas redes sociais, e realizar vendas on-line para os participantes.

Sabrina, que faz artesanato em feltro e bonecas de pano, conta que descobriu essa vocação depois de se dedicar 25 anos ao Magistério. Em 2018, começou a organizar as feiras independentes para aumentar o engajamento entre os artesãos na cidade, mas elas foram paralisadas no ano passado por conta da pandemia. Agora, teve a ideia de reunir profissionais do artesanato de diferentes áreas, técnicas e modalidades para o evento on-line, que também terá cunho social, já que 10% do valor das inscrições, de R$ 25 por artesão, serão destinados à protetora de animais do município, Neire Lugli.

O principal objetivo da ação, que tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, é gerar renda para os artesãos locais, fomentando a economia. Porém, além disso, Sabrina conta que o artesanato tem sido fundamental para ajudar a manter a saúde mental. “O artesanato distrai nesses dias difíceis de pandemia, tem sido um grande aliado nesse momento de isolamento, pois evita que muitas pessoas caiam em depressão. Então, não é apenas sobre vendas para ter uma renda extra, é um cuidado com a saúde mental”, afirma.

A primeira feira terá como “madrinha” a apresentadora e empreendedora Andreia Bassan, que revela novos talentos no artesanato. Sabrina, inclusive, já está organizando uma nova edição da feira, em junho, para que novos artesãos possam participar. Ela também já tem ideias para movimentar o artesanato após a pandemia. “Quando voltarem as atividades presenciais, pretendo fazer um grande dia de artesanato, cursos e movimentar a cidade com turistas nos hotéis”, diz.

Os artesãos que desejarem participar da próxima edição do evento ou saber mais sobre as iniciativas promovidas por Sabrina para fomentar o artesanato no município podem contatá-la pelo telefone/WhatsApp: (11) 9 7110-0643.

O público interessado em conhecer e adquirir os produtos artesanais que estarão disponíveis no evento também podem entrar em contato com ela para participar do grupo. “Todo trabalho artesanal é feito com carinho. Presenteie com artesanato, convide os amigos para prestigiarem esse evento”, conclui.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image