Nessa semana, a Prefeitura de Bragança Paulista divulgou os números registrados em 2019 com relação aos casos de dengue até o mês de junho. Foram 135 notificações e a confirmação de 31 casos.
Com isso, 2019 já tem mais que o dobro do que o número de casos confirmados de 2018, quando houve 132 notificações e 15 casos confirmados.
A Secretaria Municipal de Saúde fez a apresentação dos dados durante reunião do Conselho Municipal de Saúde, realizada na sexta-feira, 28. Além das informações sobre os últimos dois anos, foi divulgado que, em 2017, foram contabilizadas 141 notificações e quatro casos comprovados e, em 2016, foram 585 notificações e 234 casos confirmados de dengue.
Com a crescente incidência da doença na cidade, a Divisão de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças apresentou aos conselheiros o Plano de Contingência para Arboviroses. A intenção é evitar a incidência de doenças como a dengue, zika, chikungunyia e febre amarela, fazendo o controle de vetores e eliminando criadouros.
A apresentação foi feita pelo chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças, Rodrigo Bueno, que afirmou que o Plano de Contingência consiste em intensificar as visitas dos agentes de saúde de casa em casa, verificar e identificar qualquer depósito que contenha ou possa conter água parada, fortalecer ações integradas com equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), realizar educação continuada para os agentes comunitários de saúde e endemias para o trabalho de campo.
“Estamos empenhados no combate a estas pragas transmissoras da dengue, zika, chikungunya e febre amarela e seus possíveis criadouros. É fundamental que a população também nos ajude nesta luta, pois o perigo é para todos”, comentou Rodrigo.
0 Comentários