Foto: Dimp
news-details
Geral

Centro Dia do Idoso, na Santa Libânia, passa por revitalização

O Centro Dia do Idoso Irmã Dirce, que fica no Bairro Santa Libânia, está passando por reforma e revitalização. Segundo a Administração, os investimentos são estimados em mais de R$ 70 mil, recursos próprios da Prefeitura, e têm o objetivo de melhorar a prestação de serviços assistenciais à população idosa bragantina.

Para a realização das obras, a vencedora do processo licitatório (Convite nº 018/2018) foi a empresa Projinste Construções Ltda - EPP, com o valor total global de R$ 73.146,57. O processo de reforma e cobertura do centro está sendo acompanhado pela Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social (Semads) e visa a solucionar os problemas advindos com a infiltração de águas pluviais. Os serviços contemplam a preparação e limpeza do local, impermeabilizações da laje, cobertura e instalação de calhas, rufo e afins, revestimentos internos e externos, instalações hidráulicas e elétricas e pintura.

Na manhã da última terça-feira, 2, a secretária de Ação e Desenvolvimento Social, Margareth Alvarenga, o chefe da Divisão de Desenvolvimento Social, Alexandre Martins, e a coordenadora do Centro Dia do Idoso, Renata Soares, estiveram no local vistoriando as obras e acompanhando o andamento dos serviços. Segundo a secretária, as obras seguem o cronograma previsto e deverão oferecer melhorias significativas e necessárias ao local, promovendo mais bem-estar a todos que utilizam o espaço.

O Centro Dia do Idoso está situado à Avenida Eusébio Savaio, 900, Santa Libânia, e possui sala de recepção e espera, sanitários adaptados, ambulatório, sala de assistência social, sala da administração, sala de repouso, área de circulação, área para TV, varanda e sala de jogos, refeitório e sala de atividades, área de serviço, cozinha e despensa.

O espaço é destinado a proporcionar acolhimento, proteção e convivência a idosos semidependentes, de modo a promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida dos participantes. O centro conta com equipe específica e habilitada para a prestação de serviços especializados a pessoas em situação de dependência que requeiram cuidados permanentes ou temporários.

Os objetivos são: prevenir situações de risco pessoal e social aos idosos; evitar o isolamento social e a institucionalização do idoso; fortalecer os vínculos familiares através de orientações à família sobre os cuidados básicos necessários ao idoso; compartilhar com as famílias a provisão de cuidados essenciais a seus idosos; incentivar e promover a participação da família e da comunidade na atenção ao idoso.

O acesso ao atendimento do Centro Dia do Idoso se dá por encaminhamento do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Além disso, as equipes de referência dos serviços podem realizar busca ativa em seu território de abrangência para identificar potenciais usuários para este serviço. Pessoas idosas atendidas ou acompanhadas nos serviços de Proteção Social Básica, como o CRAS, também poderão ser encaminhadas ao serviço quando identificada situação de violação de direitos.

De acordo com o último senso do IBGE, o Brasil vive hoje uma grande mudança na composição etária da população, com a diminuição dos grupos etários menores de 20 anos e crescimento da população com 60 anos ou mais, além das projeções sobre o envelhecimento populacional. “O que representa novos desafios para o poder público na elaboração de políticas públicas que atendam essas pessoas, na adaptação dos serviços prestados e na garantia de seus direitos”, explica o Executivo.

Segundo a Administração, “é fundamental garantir os direitos de cidadania e assegurar o bem-estar do idoso, fortalecendo a rede de proteção social para a população idosa. A Proteção Social Especial (PSE), em que se enquadra o serviço prestado pelo Centro Dia do Idoso, destina-se a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social, cujos direitos tenham sido violados ou ameaçados. As ações da Proteção Especial têm caráter protetivo e objetivam o enfrentamento de situações de violações de direitos por ocorrência de violência física ou psicológica, abuso ou exploração sexual, abandono, rompimento ou fragilização de vínculos familiares”.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image