Voltando para a escola...

Estamos no período do ano em que muitos pais estão preocupados com os gastos da volta às aulas dos filhos. Enormes listas de materiais, livros, uniformes... O problema é que junto a esses gastos escolares, estão os impostos anuais do carro, casa, empresa, entre outros tributos.

O que fazer? Há uma saída para economizar na hora da aquisição de itens escolares, listei dicas de como agir, algumas delas são da Fundação Procon de São Paulo.

UNIFORMES: somente se a escola possuir uma marca registrada poderá exigir que a compra do uniforme seja feita. A Lei 8.907/94 estabelece que a escola deve adotar critérios para a escolha do uniforme levando em conta a situação econômica do estudante e de sua família, bem como as condições de clima da cidade em que a escola funciona. O modelo do uniforme não pode ser alterado antes de transcorridos cinco anos desde sua adoção.

MATERIAL ESCOLAR: antes de sair às compras, verifique quais os itens que restaram do período letivo anterior e avalie a possibilidade de reaproveitá-los.  Em seguida, faça uma pesquisa de preços em diferentes estabelecimentos.  Algumas lojas concedem descontos para compras em grandes quantidades, portanto, sempre que possível, reúna um grupo de consumidores e discuta sobre essa possibilidade com os estabelecimentos.

LIVROS: se seu filho estuda na rede pública, não há por que se preocupar com livros. Mas se a rede de ensino é privada, prepare-se. Algumas escolas chegam a cobrar mais de R$ 800,00 em livros! O bom é que a maioria das escolas privadas usam o mesmo livro nas séries específicas, então, se não quiser gastar muito, procure os pais de um aluno da próxima série de seu filho e tente comprar o livro dele. 

Uma última dica é evitar materiais escolares com personagens famosos, atores ou filmes, pois o que o estudante realmente precisa é ter vontade e motivação para estudar, além muito incentivo e tempo dos pais.

 

Renan Williams Moore Brito é jornalista e graduado em ciências contábeis. – MTB n.° 78.323/SP

 

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image