O bairro será o primeiro a participar do programa Adote o Verde
O Jardim São José será o primeiro a participar do programa Adote o Verde. O objetivo é a revitalização da praça do bairro. As tratativas, com esta finalidade, estão bastante adiantadas e estão sendo coordenadas pela vereadora Fabiana Alessadri. “Conforme previsto pela legislação, as empresas já estão elaborando documento para formalização da parceria com a Prefeitura e, na sequência, devem iniciar as melhorias”, informou a vereadora.
O programa é previsto por lei municipal (Nº 2489/1990), que tem por finalidade manter áreas da zona urbana sob a administração de empresas. Em contraprestação, as empresas ficam autorizadas a instalar placas de publicidade no local.
O prefeito Fernão Dias já deu o seu aval, no início do mês, em reunião realizada com a vereadora Fabiana Alessandri e empresários do bairro. Ele manifestou sua satisfação em saber do interesse da parceria e disse que a atitude servirá de exemplo para outras comunidades. A ideia também tem a simpatia dos secretários Francisco Chen (Meio Ambiente), que conversou sobre a lei com os empresários e de Moufid Doher (Serviços). Na semana passada, o chefe da divisão de Parques e Jardins, Lucas Marques Scomparin foi ao local, para uma vistoria conjunta com os empresários e a vereadora Fabiana Alessandri. Algumas propostas foram apresentadas como: a necessidade de limpeza de mato, transformação do campo de futebol de areia em quadra poliesportiva, colocação de alambrados, recuperação da pavimentação, construção de um pier de madeira, entre outras
“Estou muito confiante no resultado positivo”, afirmou a vereadora Fabiana Alessandri. “O Adote o Verde é um programa simples que pretende ampliar a recuperação das praças e logradouros públicos, oferecendo aos moradores do município locais agradáveis para passear e ter lazer com a família, praticar esportes, incentivar a educação ambiental da população e o convívio social”, explicou. A vereadora defendeu a proposta de cooperação entre a iniciativa privada e o poder público como uma forma de a comunidade participar, opinar e se sentir comprometida com a preservação da praça. “Além de valorização da marca da empresa, ser um marketing social simpático perante os consumidores, a atitude contribui para o embelezamento da cidade, o incremento da qualidade de vida e a criação de uma consciência ecológica da comunidade, a partir da responsabilidade com a manutenção do espaço”.
Fabiana Alessandri adiantou que a iniciativa tem a adesão das empresas: Central Seguros, Lanchonete São José e Tokio Hair, salão de beleza. “Por enquanto são estes nossos parceiros, que merecem todo nosso respeito e agradecimentos”.
Os empresários que participam da iniciativa foram unânimes em dizer que a primeira ideia não é fazer publicidade dos estabelecimentos comerciais. “A propaganda é interesse, mas nossa maior preocupação é com o social e a preservação do meio ambiente”, afirmou Edvaldo Braga dos Santos do salão Tokio Hair. A mesma posição foi assumida por Luiz Rocha, da Central Seguros. “É importante que a comunidade tenha um local agradável para o convívio. Isso que nos motiva”. Para Remo Baratella, da Lanchonete São José, a intenção é cuidar de um patrimônio que é de todos. “Acredito que a iniciativa ajudará a diminuir as ações de vândalos”, afirmou. Eles ainda disseram que pretendem promover alguns eventos para arrecadar fundos para a revitalização da praça e que as pessoas ou empresas que queiram colaborar com doação de matérias de construção, podem entrar em contato em qualquer um dos três estabelecimentos.
0 Comentários