Já foram vacinadas 6.621 crianças em Bragança Paulista, mas a meta é vacinar 95% do público-alvo e, por isso, é necessário que os pais levem seus filhos aos postos de vacinação
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil entra em sua última semana, já que o prazo fixado é de até o dia 21 de junho. O Ministério da Saúde orientou os municípios a vacinarem 95% do público-alvo, ou seja, das crianças de seis meses a menores de cinco anos.
Em Bragança Paulista, de acordo com dados da Divisão de Vigilância Epidemiológica, já foram vacinadas 6.621 crianças, número que corresponde a 76,81% do total de 8.620 que se encaixam na faixa etária da campanha.
Assim, os pais e responsáveis devem procurar os postos de saúde nesta semana a fim de imunizar seus filhos.
A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus (sorotipos 1, 2, 3), que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com as fezes ou com secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. A doença pode ser mortal se forem infectadas as células dos centros nervosos que controlam os músculos respiratórios e da deglutição.
A doença foi praticamente erradicada nas áreas desenvolvidas do mundo com a vacinação sistemática das crianças. O estado de São Paulo não registra nenhum caso de paralisia infantil desde 1988. No entanto, como o vírus da poliomielite ainda circula em países da África e da Ásia, é fundamental que todas as crianças menores de cinco anos sejam imunizadas.
VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE SUPERA META NA CIDADE
Conforme divulgou a Divisão de Imprensa da Prefeitura, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe superou em Bragança Paulista a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, de vacinar 80% das pessoas integrantes dos grupos de risco.
Das 26.813 pessoas que deveriam se vacinar, 24.143 procuraram os postos de saúde e foram imunizadas, o que equivale a 90,04% da população-alvo. A vacina foi aplicada em 2.900 crianças, 3.548 profissionais da área de saúde, 1.142 gestantes, 287 mulheres com até 45 dias após o parto e 16.266 idosos, além de 8.410 pacientes com doenças crônicas, que, então, somados, totalizam 32.553 imunizados contra a gripe em Bragança.
Os últimos dados, divulgados na quinta-feira, 13, indicam que foram notificados 27 casos suspeitos de H1N1 na cidade, com 18 investigados, 12 negativos e seis positivos. Dos positivos, quatro são casos autóctones e dois importados. Duas mortes foram registradas, um paciente do município e outro de Extrema.
As doses de vacina restantes nas unidades de saúde do município estão reservadas para a segunda dose da campanha, que deve ser aplicada em parte das crianças.
A Administração Fernão Dias agradece a população por ter aderido à campanha e colaborado no combate à gripe.
0 Comentários