Instituição existe há oito anos em Bragança Paulista e oferece cursinho comunitário preparatório
Há aproximadamente oito anos a União de Núcleos de Educação Popular para Negras/os e Classe Trabalhadora (Uneafro) existe em Bragança Paulista. O trabalho mais conhecido da entidade é o cursinho comunitário preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ingresso no Ensino Superior e concursos públicos, destinado a jovens e adultos de escolas públicas, prioritariamente negros.
Na cidade, os núcleos possuem cerca de 30 alunos. Segundo um dos coordenadores, Samuel Nascimento, no momento existe a necessidade de professores voluntários em áreas como geopolítica, matemática, física e sociologia.
Graduados e estudantes dessas áreas podem dar aulas. Para os universitários, a atividade é reconhecida como horas complementares, necessárias para a conclusão do curso.
Quem quiser ser professor voluntário, deve entrar em contato com os coordenadores Samuel Nascimento, pelo telefone (11) 95577-1645 ou Caroline Nishimori, pelo número (11) 98817-2599.
As aulas do cursinho preparatório são ministradas aos domingos, de 9h às 16h. A Uneafro em Bragança Paulista funciona na Escola Estadual Dr. Sílvio de Carvalho Pinto Júnior, no Parque dos Estados.
A UNEAFRO
A Uneafro é uma entidade que agrega militantes das causas negras, luta antirracista, das mulheres, da diversidade sexual e combate a discriminação e preconceito. A organização acredita na responsabilidade do Estado em relação aos problemas enfrentados pelo povo brasileiro, especialmente no que se refere aos negros e defende a implantação de ações afirmativas (cotas) dirigidas aos grupos historicamente injustiçados.
Além do cursinho preparatório, a Uneafro possui núcleos que atuam em áreas como cultura, formação política, esportiva, e nos meios acadêmico e social.
0 Comentários