Com o comércio totalmente aquecido no período do Natal, o aumento da carga no horário de trabalho e o comércio ilegal de produtos por meio de ambulantes, houve um esquema especial de fiscalização por parte do Sindcomerciários para que nem o comércio e nem os comerciários fossem prejudicados.
O Sindicato dos Empregados no Comércio, por meio do presidente João Peres Fuentes, contou também com a parceria da Prefeitura, que também intensificou nesse período a fiscalização de comerciantes informais ambulantes, principalmente na região central da cidade, e fiscalizou a carga horária que foi atribuída aos comerciários, bem como as questões de saúde e descanso dos trabalhadores do comércio, conforme a lei especifica.
Além de intensificar as ações, foi sugerido pelo vereador Rafael de Oliveira que o horário de trabalho dos fiscais fosse ampliado para até as 22h diariamente, já que o comércio ficou aberto até esse horário, devido ao período natalino. Na data de 5 de dezembro, o vereador Rafael protocolou na sede do Sindcomerciários de Bragança Paulista o ofício OPV 217/2013, solicitando do presidente da entidade uma fiscalização mais efetiva com relação aos seguintes pontos:
- Horários de funcionamento do comércio;
- Horários de trabalho dos comerciários;
- As funções exercidas pelos comerciários desta cidade.
Esta reivindicação feita pelo vereador se deve ao fato de no período de Natal o comércio estender suas atividades até as 22h. A fiscalização é necessária, na visão de Rafael, para que não haja nenhum problema maior com relação a esses quesitos.
“Também solicitei ao presidente João Peres que esse tipo de fiscalização não fique restrito apenas ao período de Natal como aconteceu. Pedi que as condições de trabalho sejam avaliadas durante o ano todo. Sei que a grande maioria dos empregadores do comércio respeita as leis e o acordo com o sindicato, mas infelizmente existe uma minoria que se aproveita da situação e acaba por prejudicar seus funcionários. Sei muito bem disso porque também sou comerciante e sei dos meus compromissos com relação ao respeito de meus funcionários. Espero que possamos ter um ótimo ano e não nos esqueçamos dos compromissos dos empregados do setor”, desejou Rafael de Oliveira.
0 Comentários