Simulado de Catástrofe com Múltiplas Vítimas acontece na região do Lago do Taboão

Na manhã de sexta-feira, 8, foi realizado, no Lago do Taboão, o Simulado de Catástrofe  com Múltiplas Vítimas.

Além da equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) Regional, participaram também o Corpo de Bombeiros, a Guarda Civil Municipal, a Polícia Militar, a Polícia Civil, agentes de trânsito, Concessionárias Autopista Fernão Dias e Rota das Bandeiras e alunos da escola Nova Biotec, que atuaram como vítimas.

A ação teve início por volta das 10h30 com ligações realizadas por populares ao resgate do Corpo de Bombeiros, por meio do telefone de emergência 193.

Em seguida, as próprias equipes do Corpo de Bombeiros acionaram outras forças de segurança como a GM, Agentes de Trânsito e a Polícia Militar, além do Samu.

Cerca de dez minutos depois, as primeiras viaturas começaram a chegar ao local, que simulava um grande acidente envolvendo dois carros, uma motocicleta e um ônibus.

A PM isolou o local, enquanto o resgate do Corpo de Bombeiros iniciou o socorro às vítimas, que no total eram de 25, além de outras 25 denominadas “sombras”, que monitoraram as ações das vítimas para posterior avaliação.

Logo após, as vítimas foram divididas em quatro áreas sendo: lona vermelha, destinada a pacientes graves com necessidade de atendimento imediato; lona amarela, na qual foram levados os pacientes com média gravidade; lona verde, destinada a receber os pacientes com ferimentos leves, e lona cinza, para óbitos.

Quão logo recebiam os primeiros socorros, as vítimas eram encaminhadas aos hospitais do município e região.

Segundo a coordenação do Samu, o passo seguinte é analisar todos os protocolos aplicados durante a capacitação com a intenção de buscar melhorias em atendimentos de urgência e emergência.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image