Secretário faz apresentação sobre o Centro Pop

O secretário municipal de Ação e Desenvolvimento Social, Marcos Roberto dos Santos, esteve na Câmara, na terça-feira, 2, participando da Tribuna Livre. Ele falou sobre o Centro Pop, instalado na cidade para atender as pessoas em situação de rua.

De acordo com o secretário, há cerca de 70 pessoas nas ruas, sendo 28 em situação de rua e 42 que fazem uso da rua, ou seja, que estão nas ruas devido ao consumo de álcool ou outras drogas, mas que até possuem residência e autonomia financeira.

Esses números, porém, podem variar, conforme explicou Marcos, já que muitas pessoas são itinerantes.

No Centro Pop, as pessoas encontram diversas atividades, como oficinas variadas, atendimento psicossocial individual, em grupo ou com familiares, facilitação para a emissão de segunda via de documentos e ações ligadas à saúde e ao bem-estar.

No local, não é servido almoço e também não é permitido o pernoite. Para o almoço, os atendidos no Centro Pop são encaminhados ao Restaurante Popular Santo Agostinho e para o pernoite ao Albergue Municipal, que está em vias de ser ampliado, conforme destacou o secretário.

“As pessoas que estão nas ruas desconstruíram seu projeto de vida. O nosso principal objetivo no Centro Pop é ajudá-las a retomar esse projeto ou a construir um novo. Temos que tentar fazer com que as pessoas não vejam nas ruas uma opção de vida”, declarou o manifestante, acrescentando que a Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social oferece passagens às pessoas que são de outros municípios e manifestam desejo de voltar ao seu local de origem.

Por ser um equipamento do governo federal, o Centro Pop passará a receber R$ 13 mil por mês para o custeio das atividades, informou Marcos.

O vereador Noy Camilo, que apresentou o secretário, disse que sua intenção era a de dar oportunidade a todos para que conhecessem o Centro Pop.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image