Há cerca de dois meses, o secretário Arnaldo de Carvalho Pinto conversou com a reportagem e adiantou que pretendia promover alterações na região do Lavapés. A partir desta segunda-feira, 17, terão início as obras para a efetivação das mudanças
No dia 19 de setembro, o Jornal Em Dia conversou com o secretário municipal de Trânsito e Segurança, Arnaldo de Carvalho Pinto, sobre vários assuntos, dentre eles, a remodelação no trânsito que ele pretende promover na cidade.
Um dos pontos questionados pela reportagem, na época, foi a rotatória existente entre a Avenida dos Imigrantes, Rua João Franco e Avenida São Lourenço, ou a meia-rotatória. Arnaldo adiantou, na ocasião, que a rotatória em questão não funcionaria mais como tal, pois os veículos seriam impedidos de cruzá-la, como atualmente acontece, haja vista que a intenção é proibir o fluxo pela ponte existente um pouco mais à frente. “Apenas pedestres poderão passar por ela”, disse ele há dois meses.
Nessa sexta-feira, 14, informações sobre o início de obras e sinalização a fim de colocar em prática as alterações anunciadas foram enviadas pela Divisão de Imprensa da Prefeitura.
Conforme o comunicado, as alterações viárias ocorrerão a partir das 7h desta segunda-feira, 17, na Avenida dos Imigrantes, entre a Passarela Chico Zamper e a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), no Lavapés.
Atualmente, quem segue pela Avenida dos Imigrantes em direção ao Lavapés se depara com a meia-rotatória mencionada, que está instalada no cruzamento com a Rua João Franco. Ela será suprimida. Assim, os motoristas que seguiam pela Imigrantes, no sentido Popó/Lavapés, e acessa-vam a Travessa Tamoio pela ponte terão de continuar na avenida e fazer o retorno que será aberto nas proximidades da Secretaria de Esportes.
Com a extinção da rotatória, o motorista que estiver nas Ruas João Franco e Euzébio Savaio e quiser trafegar pela Imigrantes, no sentido Matadouro, também deverá fazer o mesmo retorno, ou seja, entrará na Imigrantes no sentido Popó/Lavapés até a Semjel, onde pegará o retorno e então poderá seguir em sentido contrário.
A Prefeitura informou também que o trecho da Avenida dos Imigrantes, sentido Popó/Lavapés, que era utilizado como retorno e estacionamento por alguns comerciantes, terá a mão de direção alterada. Ou seja, a via terá sentido Concha Acústica e não mais Lavapés como antes. A intenção é que o trânsito dos dois lados da citada avenida seja otimizado e tenha maior fluidez.
Será implantado ainda um retorno no cruzamento da Avenida dos Imigrantes com a Avenida São Lourenço, no início da arquibancada da Passarela Chico Zamper, para quem tem a intenção de voltar pela Imigrantes, no sentido Lavapés, ou acessar as Ruas João Franco e Euzébio Savaio.
Além disso, trecho da Avenida São Lourenço até a Praça Marechal Deodoro (início da Rua Santa Amélia) será mão única no sentido Lavapés/Lago do Taboão.
Já no trecho da Avenida São Lourenço que vai da referida praça até a Rua Monteiro Lobato terá mão dupla, com estacionamento em apenas um dos lados. E, do cruzamento da Rua Monteiro Lobato até a Praça Chico Major, o trânsito terá a mão invertida, sendo o fluxo permitido no sentido Lago do Taboão.
A Secretaria Municipal de Trânsito e Segurança dará continuidade à Campanha “Vai na Faixa”, iniciada em setembro, durante a Semana Nacional do Trânsito. A pasta fará isso implantando faixas de pedestres com sinalização vermelha, a fim de chamar mais a atenção dos pedestres e motoristas, no cruzamento da Avenida dos Imigrantes com as Ruas João Franco e Euzébio Savaio e a Avenida São Lourenço. Serão implantadas ainda quatro lombofaixas na Avenida dos Imigrantes, com o objetivo de garantir a travessia segura dos pedestres.
Conforme já havia ressaltado o secretário Arnaldo, durante a entrevista de poucos meses atrás, as obras e alterações viárias foram previstas após a realização de estudos de contagem de origem e destino de veículos, além de diversas vistorias no local. Na última quarta-feira, 11, por exemplo, secretários municipais e técnicos da Prefeitura estiveram no local para definir os detalhes do início das obras.
Os pontos de obras já foram demarcados, de acordo com a Prefeitura, e para garantir a segurança dos motoristas e também dos pedestres que circulam na região, agentes de trânsito irão acompanhar os serviços, fazendo as orientações necessárias.
0 Comentários