O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Veterinária (Samuvet) começou a funcionar em Bragança Paulista na última segunda-feira, 11. A assinatura do convênio com a Associação de Proteção aos Animais Faros d’Ajuda para a gestão compartilhada do Abrigo Municipal de Cães e Gatos e implantação do Samuvet se deu no dia 18 de fevereiro, mas era preciso aguardar a homologação do veículo que está sendo usado para os atendimentos pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV). Isso ocorreu na última semana e, assim, foi possível colocar o serviço em funcionamento.
Ainda na sexta-feira, 8, foi realizado um treinamento com a equipe de veterinários e auxiliares que estão atuando no Abrigo Municipal e no Samuvet a fim de capacitá-los para a atuação nos resgates com atendimentos básico e avançado. O subtenente PM Cláudio Zago Júnior, do Corpo de Bombeiros, que é médico veterinário especialista em ortopedia e neurocirurgia e neurologia e mestre em urgência e emergência, foi o instrutor dessa capacitação.
A presidente da Faros, Márcia Davanso, os secretário municipais de Meio Ambiente, Alexandro de Souza Morais, e de Desenvolvimento dos Agronegócios, Gislene Bueno, bem como veterinários e auxiliares, acompanharam o treinamento. O prefeito Jesus Chedid e o vice-prefeito Amauri Sodré também passaram pelo local e ressaltaram a importância do serviço para a cidade.
O Samuvet faz resgates de animais que estão doentes, feridos ou machucados nas ruas, ou seja, animais sem dono. Para acionar o serviço, basta ligar ou enviar mensagem pelo Whatsapp: (11) 9 4304-1312.
“Cabe salientar à população que o serviço não atenderá animais com tutores a domicílio, trata-se de um serviço importantíssimo para aqueles animais que estão desamparados”, explicou o secretário Alexandro.
A Faros d’Ajuda publicou em sua página, no Facebook, na terça-feira, 12, como foram as primeiras 24 horas de atendimento do Samuvet. Conforme o relato, cerca de 70 ligações foram recebidas pela equipe que estava de plantão, mas dessas, apenas sete realmente se enquadravam no serviço.
As demais eram referentes a pessoas que queriam se livrar de seus animais saudáveis, ou munícipes buscando informações sobre castração, e ainda, alguns que buscavam atendimento veterinário gratuito e, então, foram encaminhados com um protocolo de pedido de ajuda.
“É um grande desafio para nós, Faros d’Ajuda. E que grande é o nosso prazer por enfrentá-lo. Entramos para a história! Que outros municípios consigam o olhar que nossa administração pública tem”, diz o relato da entidade.
Dos resgates efetuados no primeiro dia de Samuvet, alguns tiveram o apoio do Corpo de Bombeiros. Uma das cachorrinhas resgatadas foi identificada e voltou para sua casa. Os outros seguem em atendimento no Abrigo Municipal.
CASTRAMÓVEL
Na mesma data em que a Prefeitura de Bragança Paulista assinou o convênio para o Samuvet e gestão compartilhada do Abrigo Municipal, também firmou o contrato para o Castramóvel.
A empresa contratada receberá R$ 357 mil e fará 2.800 castrações (2.500 do contrato e mais 300 que ofertou gratuitamente) ao longo do ano.
Esse serviço ainda está aguardando a homologação do plano de trabalho por parte do CRMV para ter início efetivamente, mas a intenção é atender, prioritariamente, animais em situação de rua e famílias de baixa renda em diversos bairros, inclusive na Zona Rural.
Somente após a homologação é que a Secretaria do Meio Ambiente divulgará detalhes sobre as formas de atendimento.
0 Comentários