Quebra de paradigma

A data desse sábado, 8, entrou para a história de Bragança Paulista com a publicação da primeira edição da Imprensa Oficial do município. Assim também o prefeito Fernão Dias da Silva Leme e toda a sua equipe, porque fizeram, em pouco mais de quatro meses, o que ninguém teve a coragem de fazer em todos esses anos, quebraram um paradigma.

Pedimos licença aos leitores para contar um pouco da história recente da cidade quanto à expectativa da criação de um órgão para as publicações oficiais. As promessas em torno da implantação de um Diário Oficial na cidade começaram há cerca de nove anos em Bragança Paulista, na campanha eleitoral de 2004, quando o então candidato a prefeito João Afonso Sólis (Jango) incluiu a proposta em seu plano de governo.

A expectativa era grande, porque, até então, os Atos Oficiais, tanto da Câmara quanto da Prefeitura, eram publicados em jornais locais.

Porém, depois que Jango assumiu o poder, após a cassação de Jesus Chedid, ele desistiu da Imprensa Oficial. Em vez de implantá-la, realizou nova licitação para a contratação de jornal que publicasse os Atos. Na época, a Gráfica Bragança Ltda EPP, mantenedora do Jornal Em Dia, foi impedida de participar da licitação por motivos contestáveis, mas não houve argumentos que convencessem Jango e sua equipe a habilitarem a empresa a participar. A Gazeta Bragantina, que, na época, já publicava os Atos Oficiais do Município, venceu novamente a concorrência e, assim, foi alvo, nos últimos anos, de alguns pedidos de informação e até sindicância, porque algumas publicações dos Atos Oficiais da Prefeitura nitidamente foram alongadas em certas ocasiões.

Praticamente na mesma época, foi realizada a licitação para o mesmo serviço da Câmara. Lá, a Gráfica Bragança Ltda EPP participou e saiu como vencedora, prestando o serviço até hoje.

Fantasmas como favorecimento e combinação de preços rondaram licitações para a publicação de Atos Oficiais por muito tempo, já que até a Gráfica Bragança publicar o Jornal Em Dia três vezes por semana e poder, então, se candidatar, apenas duas empresas da cidade tinham condições de concorrer, de acordo com os referidos editais.

Mesmo assim, a implantação da Imprensa Oficial ainda era um ideal, algo que este veículo de imprensa sempre cobrou do ex-prefeito Jango, nas várias entrevistas realizadas.

Com a concretização do Diário Oficial, o prefeito Fernão Dias e sua equipe merecem os parabéns. Que sigam firmes nesse caminho de zelo com o erário, que pode ser visto em outras ações que estão implantando também, e na quebra de paradigmas.

De nossa parte, só temos que registrar nosso comprometimento com a prestação de um serviço de qualidade, a preço justo, assim como já fazemos com a Câmara Municipal, e agradecer a todos que nos cumprimentaram pela conquista desse importante serviço para a cidade.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image