Destaque da temporada de Hipismo, prova está na 13ª Edição Internacional e 18ª Edição Nacional
Acontece em Bragança Paulista, nos dias 1º e 2 de maio, a 13ª Edição Internacional e 18ª Edição Nacional da prova Haras Endurance Internacional, a mais tradicional prova de enduro do calendário sul-americano e a mais tradicional prova credenciada pela FEI (Federação Equestre Internacional) na América.
A Haras Endurance Internacional também é considerada a mais importante das 40 provas que compõem o Campeonato Brasileiro de Enduro Equestre. Este ano, os organizadores esperam receber mais de 220 conjuntos para disputar as diversas categorias.
Na quinta-feira, 1º, serão disputadas as categorias internacionais com a presença de cavaleiros da Europa e dos EUA, nas distâncias de 160 km, 120 km e 80 km. Além dos cavaleiros estrangeiros, a prova contará também com juízes e veterinários internacionais.
Na sexta-feira, 2, serão disputadas as categorias de graduação, nas distâncias de 20 km, 40 km e 60 km. As provas abrangem as categorias de “regularidade” (ou velocidade limitada) com percursos de 20 km e 40 km; e “velocidade livre” com percursos de 55 km, 80 km e 120 km.
As provas contam pontos para o ranking paulista, brasileiro e internacional. A categoria mais nobre é a de 160 km, e para esta serão entregues o Troféu Roberto Fernandes para o cavalo que completar a prova em melhores condições atléticas e o Troféu Elizabeth Vanshelle, para o primeiro colocado da prova de 160 km.
A prova Haras Endurance Internacional é a segunda etapa do Campeonato Paulista, que é composto por seis etapas, que acontecem nas cidades de Sorocaba, Mogi das Cruzes, Salesópolis, Avaré e Itu, além de Bragança.
Este ano, a prova traz também as categorias Paraequestre, disputadas por cavaleiros com necessidades especiais e Endurinho, para crianças que estão se iniciando no esporte, com idade a partir de quatro anos.
A prova Haras Endurance Internacional, organizada pelo Instituto Enduro Brasil, espera atrair um público de cerca de 600 pessoas para a edição 2014. Além de trazer prestígio para a cidade, a prova movimentará a economia de Bragança Paulista lotando hotéis e restaurantes.
Conhecida pelos amantes do hipismo como a meca do Enduro Equestre, a cidade de Bragança Paulista conta com centros de treinamento e haras dedicados ao esporte. Além disso, saíram da cidade atletas que fazem parte da Seleção Brasileira da Enduro Equestre, como Leo Steinbruch, André Vidiz, Mônica Vidiz, Ana Carla Maciel e Pedro Marino.
O QUE É ENDURO EQUESTRE
Enduro é uma palavra de origem inglesa (endurance) que significa “competição longa cuja velocidade deve se adequar à resistência”. As provas de Enduro Equestre dividem-se em duas modalidades: velocidade limitada e velocidade livre.
As provas de velocidade limitada, que vão de 15 a 60 km, têm a intenção de introduzir novos adeptos ao esporte e credenciar os conjuntos (cavalo e cavaleiro) para a modalidade de velocidade livre. Já a de velocidade livre é uma corrida para testar a velocidade e a resistência do cavalo. Vence o conjunto que terminar primeiro. As provas de velocidade livre variam entre 40 e 160 km, percorridos no mesmo dia, e é dividida em etapas que variam de 10 a 40 km.
Por diversos motivos, o Enduro Equestre é considerado hoje o esporte hípico que mais cresce no mundo. É um esporte simples – pois necessita apenas de um cavalo, um cavaleiro e uma trilha – que vem conquistando de humildes camponeses americanos aos xeiques árabes mais ricos do mundo. No Brasil, o esporte nasceu no final dos anos 80, atingiu o mesmo nível de países que o praticam há décadas, e os brasileiros já vêm se posicionando entre os primeiros no ranking internacional.
HARAS ENDURANCE INTERNACIONAL
Local: Fazenda São Sebastião/ Haras Endurance
Endereço: Rodovia Benevenuto Moretto, km 9,5 – Mãe dos Homens
Contato Organização: Equus Eventos – Vanda Balassa – tel: (11) 9928-9593
0 Comentários