Na última segunda-feira, 19, foi realizada pela Prefeitura uma audiência pública sobre o Lago do Taboão. O projeto de melhorias foi apresentado aos cidadãos que compareceram e sugestões foram registradas.
A equipe técnica da Prefeitura falou inicialmente sobre a origem do Lago e as causas do assoreamento, que teve início na década de 90, além de apresentar as propostas que a atual Administração tem para o local. A intenção é deixar o cartão postal da cidade mais atrativo e moderno.
As intervenções que a Prefeitura pretende fazer no Lago do Taboão incluem: ampliação da área de pedestre e readequação do sistema viário do local, paisagismo, implantação de uma pista de corrida com piso próprio, pista de caminhada, ciclovia, brinquedos novos, lixeiras, quiosques, iluminação mais moderna e sustentável e segurança.
Para fazer tudo isso, a Prefeitura, porém, deverá se atentar e se preocupar com os inúmeros taludes e barrancos existentes no local, que podem ocasionar deslizamentos de terra; com a Área de Preservação Permanente (APP), que não pode ser invadida; com o recurso disponível e o tempo para a execução dos serviços.
Dentre as sugestões que foram feitas, destacam-se: a colocação de mais lixeiras; uso do lago para atividades como canoagem, pedalinho, remo; implantação de relógios digitais em pontos estratégicos; ciclovia; aumento do número de câmeras de monitoramento e reforço da segurança no local; implantação de posto médico; orientação com professores de Educação Física; colocação de caixas de contenção; e cuidado com a vegetação antiga do local.
Ao final, a equipe da Administração respondeu as perguntas dos munícipes e falou da viabilidade de implantação das sugestões apresentadas, de acordo com a previsão orçamentária e as restrições técnicas para o licenciamento ambiental.
Quem não pôde comparecer à audiência, mas tem sugestões a fazer, pode fazer isso acessando o portal da Prefeitura: www.braganca.sp.gov.br e clicando nas abas “Transparência”, “Audiências Públicas” e “Lago do Taboão”.
COMO ESTÁ O LOCAL ATUALMENTE
Atualmente, o Lago do Taboão passa por obras de retirada de vegetação invasora e sedimentos. Os trabalhos estão sendo feitos pela Secretaria Municipal de Serviços, com acompanhamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a fim de cumprir uma das fases do TAC (Termo de Ajuste de Conduta) assinado com o Ministério Público, que determina o desassoreamento do local.
Chama atenção dos populares que transitam pelas proximidades do Lago do Taboão também o reaparecimento de capivaras. Há quatro anos, elas ocuparam o lago e foi necessária a remoção, haja vista o aumento significativo dos animais e o risco à saúde humana que representavam.
Desta vez, visitantes assíduos do espaço público afirmam que já há dois habitantes da espécie animal no lago. O Jornal Em Dia flagrou uma delas, nadando tranquilamente na manhã de terça-feira, 20.
Além disso, quem caminha pelo entorno do local aponta a necessidade de conserto de uma grade, que aparentemente foi retirada e está à mercê do tempo. Sem o dispositivo, o trecho oferece risco de queda no lago.
0 Comentários