Na manhã dessa segunda-feira, 22, o secretário municipal de Cultura e Turismo, Luiz Henrique Duarte, mais conhecido como Quique Brown, concedeu uma coletiva de imprensa para apresentar a programação do Festival de Inverno 2015, que acontece de 4 a 26 de julho em Bragança Paulista.
Quique falou detalhadamente sobre os shows e espetáculos que compõem as atrações do festival e contou que um dos destaques para o evento deste ano é que a Secretaria de Cultura e Turismo lançou um edital de chamamento público, entre março e abril, para grupos artísticos com interesse em se apresentar na cidade. Vários artistas selecionados por meio desse edital vão se apresentar durante o mês de julho, muitos deles abrindo shows de artistas principais da programação.
Outro edital lançado pela secretaria selecionou locais interessados em receber as apresentações. Foram selecionados o PUB, o Acervo do Tuzzi e o Teatro Rural Busca Vida. Para os dois últimos, Quique Brown afirmou que haverá ônibus disponível saindo da cidade e com volta prevista para 15 minutos após os shows.
Conforme comentou o secretário de Cultura e Turismo, outro diferencial da programação será o Canja com Canja, que não acontecerá mais no Clube Literário, como nos anos anteriores. Desta vez, será montado na Praça do Matadouro um palco, que será dividido em dois. As apresentações serão sequenciais, uma após a outra, na intenção de que elas fiquem dinâmicas. O Canja com Canja ocorrerá no dia 9.
“Vai ter de tudo, investimos pesado para trazer artistas de diversos segmentos, principalmente quem está fora do circuito comercial”, explicou o secretário, acrescentando que acredita caber ao poder público dar voz aos artistas que estão fora do mercado.
MÚSICA
Para o secretário, a grande atração musical do Festival de Inverno será Hermeto Pascoal, um dos músicos mais inventivos do mundo e ícone da música experimental. Ele vai se apresentar no dia 26 de julho, a partir das 18h, no encerramento da programação, na Arena do Lago. Antes dele, o público poderá curtir a apresentação de Neto Stéfani, violeiro bragantino selecionado por meio de edital.
Outras atrações musicais do Festival de Inverno são:
- Peri Pane com Canções velhas para embrulhar peixes, no dia 4, às 12h, na Praça Raul Leme;
- Nélson Sargento da Mangueira, sambista de 90 anos, autor de mais de 400 músicas, no dia 5, às 20h, na Casa da Cultura, com participação de Tuco Pelegrino e o Batalhão de Sambistas;
- Rodrigo Matos e Praiano, no dia 12, às 11h, na Feira da Amizade. Show de abertura com a dupla Guaporé e Guaranito, vencedores do 5º Festival de Música Sertaneja da Expoagro 2015;
- Arrigo Barnabé, no dia 17, na Casa de Cultura, às 20h. Seu primeiro álbum, Clara Crocodilo, lançado em 1980, foi considerado a maior novidade na música brasileira desde a Tropicália;
- Krisiun, no dia 18, no Ciles do Lavapés, às 17h. A banda é considerada o maior expoente do rock pesado nacional e já fez turnês por diversos países do mundo. Os shows de abertura serão os de Confronto, Kollision e Sardonic Impious. Na opinião do secretário, esta deve ser a atração que mais público atrairá no festival.
Para os bares, a programação prevê o show de Quarteto Sentinela no dia 10, às 22h, no Acervo do Tuzzi; Maurício Takara, no dia 16, e Lord Bishop Rocks, no dia 23, no PUB, às 22h; e Camarones Orquestra Guitarrística, no dia 19, às 17h, no Teatro Rural Busca Vida.
TEATRO
Na área teatral, a primeira atração acontece no dia 8, na Casa de Cultura, a partir das 20h. Trata-se do espetáculo “Doze homens e uma sentença”, do Grupo Tapa, que já foi apresentado mais de 350 vezes e recebeu prêmio de Melhor Espetáculo da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) em 2010.
No dia 9, às 20h, no Centro Cultural Geraldo Pereira, no Matadouro, a peça “América Vizinha” será apresentada pelo grupo Los Cucarachos, por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural).
No dia 10, às 19h30 e às 21h, também no Centro Cultural Geraldo Pereira, a atração será a peça “O Grande Viúvo’ com a companhia Teatro Cego, com incentivo do ProAC.
E na Casa de Cultura, no dia 11, às 20h, acontece o espetáculo “Fale mais sobre isso...”, com Flávia Garrafa, e no dia 12, às 19h, o teatro “Cabeça Oca”, da Cia. Talagadá.
DANÇA
A programação na área de dança começa no dia 4, às 13h, na Praça Raul Leme, onde o Grupo Ares apresenta o espetáculo “Asas de um sonho”.
No dia 23, às 20h, na Casa de Cultura, o Núcleo Hana apresenta a obra Atti Kotti, inspirada na série de animais “Anzuology”.
No dia 24, também na Casa de Cultura, às 20h, a Cia. Fusion de Danças Urbanas exibe “Quando Efé”.
Já no dia 25, às 20h, no Ginásio de Esportes Dr. Lourenço Quilici, o grupo Paraladosanjos apresenta o espetáculo Crossroad.
INFANTIL
Para o público infantil, há quatro opções de diversão durante o Festival de Inverno 2015.
Na Praça Raul Leme, no dia 4, a partir das 10h30, Os Profiçççionais apresentam “Parô Palhaçada”, um espetáculo que valoriza o circo tradicional.
No dia 11, às 11h, na Feira do Parque dos Estados, a Cia. dos Bonecos Urbanos une o lúdico e o educativo para mostrar a diversidade das grandes cidades e as diferenças culturais de seus habitantes com a apresentação “Boneco, Ritmos e Músicas”.
A Cia. Prosa dos Ventos apresenta, no dia 19, na Casa de Cultura, às 15h, “Ciranda das Flores” e, no dia 26, às 16h, no Parque da Magia, a criançada poderá se divertir com o espetáculo “Tchu, tchu, tchu”, do grupo Paraladosanjos.
AUDIOVISUAL
De acordo com o secretário Quique Brown, as apresentações de filmes durante às terças-feiras, no Mini-Mis Casinha do Lago vão continuar, sempre às 19h30.
No dia 7, o filme é “O Divino, de Repente”; no dia 14, a Mostra do Filme Livre, maior mostra brasileira de filmes independentes; e no dia 21, “A Jaula” e “Medos Privados em Lugares Públicos”.
Ainda haverá, no dia 21, às 19h, Cinetelona 3D, na Escola Municipal Professora Lúcia Helena Pugiali, no Toró, com exibição do filme “Meu Malvado Favorito 2”, e Cinetelona na Escola Municipal Francisco Murilo Pinto, no Jardim Águas Claras, com exibição do filme “Rio 2”.
Para obter mais detalhes sobre a programação do Festival de Inverno, acesse: www.facebook.com/culturaeturismobp ou www.facebook.com/prefeiturabragancapaulista.
0 Comentários