Programação da Semana do Meio Ambiente continua até quarta-feira

A programação da Semana do Meio Ambiente, que teve início no dia 5 de junho, prossegue até o dia 12.

Neste domingo, 9, no Lago do Taboão, às 8h, haverá oficina de slack line e doação de mudas. Às 15h, na Casa 30, localizado na Rua José Domingues, 30, a população terá acesso a uma oficina de compostagem e doação de mudas.

Na segunda-feira, 10, o plantio comunitário ocorrerá na Planejada I, às 8h. Às 16h, na Eemaba (Escola Estadual Ministro Alcindo Bueno de Assis),será exibido o filme O Homem que Plantava Árvores. A partir das 19h, na Casa do Advogado, será ministrada a palestra Aspectos sobre a Legislação Ambiental Municipal e também estará a mostra uma exposição fotográfica.

No dia 11, às 8h, o plantio comunitário acontece na Santa Luzia. Às 14h30, o Lago do Taboão recebe exposição fotográfica e, às 20h30, o filme O Homem que Plantava Árvores será novamente exibido na Eemaba, onde também haverá exposição fotográfica.

No dia 12, quarta-feira, será realizado o 1º Dia do Campo Limpo e o 1º Mutirão de Coleta Seletiva, a partir das 9h, no Posto de Monta. Na coleta seletiva, a população poderá se livrar de pilhas, baterias, óleo de cozinha e outros resíduos de difícil descarte. Na ação Campo Limpo, produtores rurais poderão fazer, além dos itens acima, a devolução de embalagens de agrotóxicos, desde que respeitados critérios como tampas separadas, tríplice lavagens e furo no fundo. Para embalagens flexíveis, exigem-se sacos separados. A devolução isenta o produtor de apresentação de comprovante fiscal de compra e lhe fornece um recibo para caso de futura exigência por parte de algum órgão fiscalizador.

E também no dia 12, às 18h, no Matadouro, haverá plantio de mudas e o Festival do Minuto.

As atividades são todas gratuitas e estão realizadas com apoio de instituições federais, estaduais e municipais, além da iniciativa privada e organizações não governamentais.

SEMANA DO MEIO AMBIENTE JÁ MOVIMENTOU A CIDADE NOS ÚLTIMOS DIAS

Durante os últimos dias, a Semana do Meio Ambiente já movimentou a cidade com atividades em pontos diversos.

Pela manhã de quinta-feira, 6, alunos da 5ª série da Escola Municipal Padre Donato Vaglio participaram do plantio comunitário no Tanque do Moinho. As atividades foram coordenadas pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a entidade Sala Verde Pindorama.

Na manhã de sexta-feira, 7, foi a vez do lago do Jardim São Miguel receber o plantio comunitário. Alunos do 4º ano da Escola Municipal Carlos Frederico participaram da atividade, que contou com a participação da vice-prefeita e secretária de Educação de Bragança Paulista, Huguette Theodoro da Silva.

Acompanhando a secretária, Francisco Chen, secretário municipal de Meio Ambiente, conversou com as crianças e explicou a importância da mata ciliar na natureza.

Antes do plantio foi realizada uma coleta de lixo ao redor do lago e seis sacos de resíduos foram retirados pelos presentes.

Ao todo, oito espécies de árvores foram plantadas. O próximo passo no lago do Jardim São Miguel é a recomposição da margem, também programada para a Semana do Meio Ambiente.

Também na quinta-feira, no Viveiro Escola, no Posto de Monta, foi realizada a palestra e oficina de horta comunitária. Cerca de 20 pessoas participaram do evento, que contou com os ensinamentos de “Dona Vilma”, que mantém sua horta comunitária no Jardim Europa, em parceria com a comunidade local.

Já no espaço da Fesb, alunas do primeiro semestre do curso de Pedagogia promoveram a Feira do Meio Ambiente. Mostras relacionadas ao assunto foram apresentadas, com temas como artesanato sustentável, reciclagem e preservação da fauna e flora silvestre. As atividades foram coordenadas pela professora Maria Cristina Muñoz Franco e integram a disciplina de Educação Ambiental.

CONFIRA ALGUMAS DICAS PARA TORNAR A ROTINA SUSTENTÁVEL

1. Evite abrir e fechar a geladeira

Abrir e fechar a geladeira várias vezes ao dia aumenta o valor da conta de luz no final do mês. Para evitar o gasto extra e o desperdício de energia, compre garrafas térmicas para ter água gelada sempre que desejar.

2. Desligue o ar condicionado

Ventiladores de teto são ideais para refrescar o ambiente e usam 90% a menos de energia comparados ao ar condicionado. Outra dica é desligar o ar condicionado uma hora antes de encerrar o expediente no trabalho.

3. Troque as pilhas e baterias comuns por recarregáveis

Pilhas e baterias recarregáveis colaboram com o meio ambiente e, mesmo custando um pouco mais caro do que as comuns, ainda fazem você economizar, já que não precisará comprá-las com frequência. Pilhas e baterias recarregáveis podem ser usadas por até mil vezes.

4. Prefira lâmpadas fluorescentes

Por ano, é possível economizar 136 quilos de gás carbônico com o uso de lâmpadas fluorescentes e também economizar 60% a mais de energia.

5. No lugar da secadora, use o varal

Usar a secadora é cômodo. E trocá-la pelo velho e bom varal é ecologicamente correto. Estender roupas no varal por metade do ano reduz a emissão de 317 quilos de gás carbônico.

6. Recicle o seu lixo

Você tem o hábito de reciclar? Deveria. Os materiais que são facilmente descartados ganham nova utilidade como objetos de decoração, brinquedos e ajudam a gerar renda. Procure um posto de coleta seletiva e recicle!

7. Use uma Ecobag

A EcoBag está na moda e há modelos e cores para todos os gostos. As sacolas reutilizáveis são aliadas do meio ambiente, já que as sacolinhas descartáveis, aquelas usadas normalmente em mercados, liberam gás carbônico e metano na atmosfera.

8. Já plantou a sua árvore?

Um velho ditado popular diz que, para ser completa, uma pessoa deve “plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho”. Se você ainda não fez nenhum dos três, comece plantando uma árvore. Você pode colocá-la em um local do seu jardim ou inscrever-se em programa de plantio desenvolvido por alguma ONG.

9. Deixe o carro na garagem

Em um ano, você pode deixar de emitir 700 quilos de poluentes se trocar o carro por transporte coletivo ou usar aquela bicicleta esquecida na garagem.

10. Tome banho de chuveiro

No frio, um banho quentinho cai bem. Para quem não abre mão da água bem quente, a dica é instalar um chuveiro de baixa pressão. Com ele você evita a emissão de 180 quilos de dióxido de carbono por ano.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image