Nessa sexta-feira, 20, o município de Piracaia recebeu a visita do governador Geraldo Alckmin e da secretária estadual do Meio Ambiente, Patrícia Iglecias, que participaram do plantio de mudas de espécies nativas em área ciliar degradada no Sítio Beira-Rio, naquela cidade.
O plantio, às vésperas do Dia Mundial da Água, comemorado neste domingo, 22, iniciou simbolicamente o projeto de restauração ecológica “Piracaia I” do Programa Nascentes.
O Programa Nascentes tem a meta de restaurar cerca de 20 mil hectares de matas ciliares e proteger seis mil quilômetros de cursos d’água com investimentos públicos e privados. As ações abrangem as bacias hidrográficas do Alto Tietê, Paraíba do Sul e Piracicaba/Capivari/Jundiaí, regiões que concentram mais de 30 milhões de habitantes.
“Nós vamos, na primeira fase, plantar 6,3 milhões de mudas nativas para matas ciliares. Temos já cinco penitenciárias produzindo mudas e mais 11 que vão entrar no programa; serão 16 penitenciárias”, explicou o governador Geraldo Alckmin.
Neste primeiro projeto, em Piracaia, está previsto o plantio de mudas em 10,22 hectares de áreas ciliares em seis propriedades rurais, próximas da Represa da Cachoeira, um dos grandes reservatórios do Sistema Cantareira. Piracaia fica na Bacia Hidrográfica dos rios Piracicaba/Capivari/Jundiaí (Bacia PCJ).
Os donos das seis propriedades rurais envolvidas no projeto destinaram, individualmente, áreas de 1,82 ha, 0,89 ha, 2,37 ha, 1,32 ha, 0,89 ha e 2,93 ha, totalizando 10,22 hectares, nas quais o Piracaia I será executado.
A iniciativa envolve proprietários locais, prefeitura, interlocutores (sindicato, ONGs, secretarias de estado) e executores (associações, cooperativas), com o intuito de aliar conservação da biodiversidade à qualidade da água. Outras instituições envolvidas no Projeto Piracaia I são a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), da Secretaria de Estado da Agricultura; Prefeitura e Sindicato Rural de Piracaia.
Piracaia I é o primeiro projeto de restauração ecológica aprovado pela Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN), da Secretaria do Meio Ambiente do estado de São Paulo, no âmbito do Programa Nascentes.
Durante o evento, o governador também assinou dois decretos. Um deles objetiva a destinação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop), para viabilizar sistemas de captação da água de chuva e de reuso da água em equipamentos públicos, por meio de convênios com prefeituras. O outro refere-se à utilização de recursos do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap) à recuperação ambiental e renovação de equipamentos utilizados na agricultura.
0 Comentários