A Prefeitura de Bragança Paulista informou que a cidade já conta com o trabalho de três novos médicos, que começam a atuar em postos de saúde a partir deste mês de março, por meio do programa do governo federal Mais Médicos.
Na quinta-feira, 27, o prefeito Fernão Dias da Silva Leme recepcionou em seu gabinete os médicos Priscila de Oliveira Machado, Thiago Carvalho Moreira e Álvaro Alves Nascimento, brasileiros formados em Cuba e que trabalharão no município.
As informações divulgadas pela Prefeitura dão conta de que dois profissionais atuarão na unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Jardim Águas Claras, cuja área passa por expansão habitacional. Com a chegada desses novos médicos, a unidade contará com três equipes de Saúde da Família. Atualmente, a mesma unidade conta com apenas uma equipe.
A outra unidade que receberá um médico do programa é a Estratégia de Saúde da Família (ESF) Cidade Jardim, que atende o Jardim Iguatemi e Green Park.
PROGRAMA MAIS MÉDICOS
Lançado pelo governo federal em 2013, o programa tem como objetivo trazer melhorias para o Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de investimentos em infraestruturas de hospitais e unidades de saúde, além de trazer médicos para a rede de atenção básica, onde há escassez e falta destes profissionais. Atualmente, o programa conta com cerca de seis mil profissionais.
Em Bragança, os bairros Jardim Águas Claras e Jardim Iguatemi serão atendidos pelo programa, pois abrigam grande população.
As vagas foram oferecidas prioritariamente a médicos brasileiros, interessados em atuar nas regiões onde faltam profissionais. Com o não preenchimento de todas as vagas, o Brasil passou a aceitar candidaturas de estrangeiros, com a intenção de resolver esse problema, que é emergencial para o país.
Hoje, o Brasil possui 1,8 médicos por mil habitantes. Esse índice é menor do que em outros países, como a Argentina (3,2), Uruguai (3,7), Portugal (3,9) e Espanha (4). Além da carência dos profissionais, o Brasil sofre com uma distribuição desigual de médicos nas regiões – 22 estados possuem número de médicos abaixo da média nacional.
Além do investimento em médicos, recentemente o governo federal liberou recursos para investimentos físicos na saúde de Bragança Paulista. Foram destinados cerca de R$ 1 milhão, conforme portaria nº 3.181, publicada em 24 de dezembro do ano passado, para compra de equipamentos e mobília para a Unidade de Pronto-atendimento (UPA) construída na Vila Davi, que será inaugurada no dia 22 de março, além de construção e ampliação de 13 unidades de saúde do município.
As ordens de serviço foram assinadas e as obras estão em andamento, com investimento aproximado de R$ 2 milhões. Serão beneficiadas as unidades UBS Vila Aparecida, UBS São Vicente, UBS Santa Luzia, Estratégia de Saúde da Família (ESF) São Miguel, Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS) Toró, EACS Planejada II, ESF Pedro Megale e ESF Parque I.
As novas unidades serão instaladas no Jardim São Lourenço, Planejada I e Hípica Jaguari, além de duas academias de saúde no Parque dos Estados e Padre Aldo Bollini.
0 Comentários