Problema e Oportunidade

Li-Keqiand, primeiro-ministro do governo chinês, esteve no Brasil para negociar ou mascatear. Simpático, risonho, original, ele veio até esta Terra descoberta por Cabral cheio de intenções. A agenda dele é precisa; de um modo geral quer recursos naturais e proteínas; promete devolver com serviços, bens de consumo e maquinários. Os chineses são especialistas e oportunistas; em Mandarim – idioma deles – quer dizer Wei-Ji (Wei = Problema e Ji = Oportunidade). Tais palavras são componentes sintáticos da palavra Crise; e crise é não saber para onde ir. Entretanto, eles sabem muito bem onde e quando chegar.

Diz a sabedoria da pátria de Confúcio que toda crise sempre oferece uma oportunidade diante de um problema. Não é à toa que eles estão surpreendendo o mundo com os saltos que estão dando.

Na condição de consultor de empresas ainda fico embaraçado quando chego ao escritório de um cliente e ouço: “Na verdade, não temos nenhum problema; nada que não possamos resolver!” E aí fico com vontade de responder: Se não existe nenhum problema por aqui, então, por que me chamou?

Eis aí a cultura do gerenciamento, quer dizer, o pior que se pode fazer é admitir a alguém que existe um problema o qual não se consegue resolver sozinho. E, quando precisa de ajuda, o assunto é abordado de forma furtiva, sem admitir que o problema existe. Trata-se de uma linguagem oblíqua e dissimulada, fazendo com que fatos e palavras não se reconheçam. Quando fatos e palavras perdem o seu sentido, as coisas importantes acabam perdendo o seu significado.

O lado bom de toda crise nem sempre é visível de imediato, porém, está sempre logo ali. Tudo o que nos acontece, por pior que pareça, tem o seu lado educativo. Estamos todos no mesmo barco, numa escala evolutiva, na qual podemos escolher: por meio do amor ou da dor. Quase sempre optamos pelo caminho da dor!

 

Paulo Augusto de Podestá Botelho é consultor de empresas e escritor. www.paulobotelho.com.br

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image