Presidente da Abraa fala sobre projeto que originou a Banda Lyra Bragança

Por meio de indicação do vereador Juzemildo Albino da Silva, participou da Tribuna Livre da Câmara, nessa terça-feira, 28, Kathia Bonna, presidente da Abraa (Associação Bragantina Amigos das Artes). Ela deu detalhes sobre o projeto que formou a Banda Lyra Bragança e pediu apoio dos vereadores para sua continuidade e expansão, alegando que até agora só recebeu desprezo por parte do poder público local.

Kathia, que é pianista e casada com o músico Marcus Bonna, disse que o sonho original era montar em Bragança uma escola de música, gratuita. Porém, a banda acabou se formando primeiro, o que não fez com que ela e o marido desistissem da ideia.

Juntou-se a essa dupla o músico Babalu, que abraçou a proposta e ajuda na preparação das crianças e adolescentes, que atualmente somam cerca de 70.

Kathia afirmou que muitas crianças que estão nas aulas de música da banda já demonstraram desempenho melhor na escola e apontou que esse pode ser um caminho para a prevenção às drogas e redução dos índices de criminalidade. Aliás, a presidente da Abraa considerou que a criminalidade deve ser tratada como uma doença e observou que muito se fala em redução da maioridade penal, mas pouco se faz para reduzir os altos índices de criminalidade entre os jovens.

Exibindo um documentário sobre a história da Banda Lyra Bragança, Kathia contou que ela e o marido são proprietários da empresa MB, especializada na fabricação de estojos para instrumentos musicais e acessórios. Marcus Bonna, que foi trompista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) onde permaneceu por 22 anos, declara no vídeo que o projeto começou com os filhos de funcionários, mas que depois esses foram convidando outros colegas e o projeto se expandiu.

A presidente da Associação Bragantina Amigos das Artes, que mantém o projeto, disse que as aulas de música são muito benéficas para as crianças, pois evitam que elas fiquem na rua e ressaltou que a ação é desenvolvida por puro idealismo, já que não há lucro com ela. Atualmente, o projeto é patrocinado pela empresa MB e alguns parceiros.

Indagada pelo vereador Paulo Mário Arruda de Vasconcellos a respeito do desprezo por parte do poder público a que se referiu, Kathia explicou que quando teve a ideia de montar uma escola de música na cidade foi até a Prefeitura conversar com o então prefeito João Afonso Sólis (Jango), mas ele teria dito que já tinha outros projetos de música em andamento. Segundo Kathia, nunca a Prefeitura apoiou a Lyra Bragança, nem com fornecimento de uniformes ou comida.

A manifestante contou, ainda, que, num desfile de 7 de Setembro, ela teve de brigar com o então secretário de Cultura para que a Lyra pudesse tocar. “Bragança tem potencial enorme para ter muitos artistas, é uma judiação ver essa criançada jogada, é preciso ocupar o jovem”, disse.

O vereador Valdo Rodrigues quis saber o custo do projeto atualmente. Kathia estimou que gaste cerca de R$ 15 mil por mês com ele. Então, Valdo considerou que realmente é uma questão de vontade política, pois o governo gasta aproximadamente R$ 5.600,00 por mês com cada menor infrator internado na Fundação Casa.

Rita Valle perguntou a respeito do local de funcionamento do projeto. Kathia explicou que por meio de uma parceria com o Sama (Serviço Assistencial Médico Alimentar), eles estão utilizando o espaço onde funcionava uma escola e que para isso já reformaram o lugar. Assim, Kathia afirmou que o mais necessário hoje é um convênio com a Prefeitura, através do qual, houvesse repasse de verbas para a manutenção e ampliação do projeto.

Os vereadores Gislene Cristiane Bueno, Miguel Lopes, Quique Brown e Jorge Luís Martin também parabenizaram Kathia pelo projeto da Banda Lyra Bragança.

O vereador Juzemildo afirmou que se entristece ao ver o descaso do poder público com projetos como esse que só quer promover a vida e a cidadania. Cumprimentando todos os envolvidos pela doação e dedicação, Juzemildo declarou que vai lutar para conseguir apoio ao projeto.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image