A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a escola Nova Biotec, iniciou, na última segunda-feira, 16, uma estratégia de busca ativa de não vacinados contra o sarampo. Os profissionais envolvidos irão percorrer as residências dos bairros da cidade para avaliação da carteira de vacina de crianças de um a cinco anos. Caso necessário, será ofertada a dose àqueles que ainda não foram imunizados. Já para a vacinação em adolescentes e adultos, é necessário ir até uma unidade de saúde. Nesta semana, a ação está ocorrendo na região do Parque dos Estados, das 8h às 16h.
Para o sucesso da operação, a Prefeitura pede que os munícipes recebam a equipe de vacinação, que será devidamente identificada. De acordo com o Ministério da Saúde, crianças de 12 meses a menores de cinco anos devem receber uma dose aos 12 meses (tríplice viral) e outra aos 15 meses (tetra viral); enquanto crianças de cinco anos a nove anos que perderam a oportunidade de serem vacinadas anteriormente devem tomar duas doses da vacina tríplice. Também tomam duas doses pessoas com idade entre 10 e 29 anos. Já as de 30 a 58 anos tomam uma dose apenas.
Gestantes devem aguardar para serem vacinadas após o parto e as mulheres que estejam planejando engravidar precisam assegurar-se de que estão protegidas por meio de um exame de sangue, que pode detectar a imunidade à doença. Caso ainda não estejam vacinadas, a dose deve ser tomada um mês antes da gravidez.
Não devem ser vacinadas pessoas com suspeita de sarampo ou com doenças imunológicas e bebês menores de seis meses de idade. Aos que comprovarem a proteção contra o sarampo conforme o estipulado para sua faixa etária, não é necessário receber a vacina novamente.
O sarampo é uma doença grave que pode levar à morte. É possível contraí-lo com facilidade por meio da fala, tosse e espirro. Os principais sintomas são: febre maior que 38ºC, dor de cabeça, olhos vermelhos/conjuntivite, tosse, manchas vermelhas que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas e, em seguida, se espalham pelo corpo e costumam descamar a pele.
0 Comentários