Posse de suplente, conscientização sobre câncer, esclarecimentos e homenagem póstuma marcam sessão

Na tarde de terça-feira, 21, a Câmara Municipal realizou a 38ª Sessão Ordinária de 2014, que durou cerca de três horas.

Um dos primeiros atos da reunião foi o anúncio de que o vereador Mário B. Silva havia pedido afastamento por 30 dias para tratar de assuntos pessoais. Em seu lugar, foi empossado o suplente Marco Antônio Marcolino, que prestou juramento em plenário.

Em seguida, tiveram início as manifestações na Tribuna Livre e, após, foram votadas as matérias em pauta.

Foi aprovada por unanimidade a moção de autoria do vereador Juzemildo Albino da Silva, que pede ao Executivo estudos visando à criação e à realização da Feira de Troca de Livros.

Também de forma unânime, os vereadores aprovaram o projeto de lei que dá o nome de Rua Darcy Capelletti à via pública conhecida como Rua Três, que se inicia na Rua Dois e termina na Estrada Municipal BGP-444, no loteamento Portal da Serra. O vereador Paulo Mário Arruda de Vasconcellos, autor do projeto, se emocionou ao falar do homenageado. Familiares de Darcy Capelletti acompanhavam a sessão na plateia e, assim que o placar revelou a votação, os presentes aplaudiram o resultado.

 

MANIFESTAÇÃO DOS VEREADORES

 

A manifestação dos vereadores se estendeu por cerca de uma hora e meia. Os assuntos abordados foram diversos, mas vários vereadores registraram preocupação com a falta de chuvas e a estiagem prolongada que está acometendo a região.

Um deles foi Marcus Valle, que apontou que 57 municípios sofrem com a falta de água, 30 já fazem racionamento e 27 podem utilizar o procedimento a qualquer momento. Apesar disso, devido à situação geográfica de Bragança paulista, o vereador disse que o município será um dos últimos a ficar sem água. Mesmo assim, Marcus defendeu que sejam tomadas medidas de incentivo ao reuso da água e outras ações de economia.

Marcus também anunciou que foi assinado o TAC (Termo de Ajuste de Conduta) entre a Prefeitura e o Ministério Público sobre a questão do Lago do Taboão (acompanhe matéria na página 3).

O vereador Natanael Ananias, entre outras coisas, falou sobre as obras de duplicação da Avenida Atílio Menin, parabenizando o secretário Moufid Doher pelos trabalhos. Ele pediu que o secretário analise a possibilidade de se fazer no local uma ciclovia. O vereador também solicitou atenção da Secretaria Municipal de Trânsito e Segurança na Vila Motta, especialmente nas proximidades da Escola Municipal Paulo Sérgio Fernandes de Oliveira, onde os pais de alunos pedem lombadas a fim de conter a velocidade dos veículos.

O novo contrato entre a Prefeitura e a Sabesp voltou a ser debatido na Câmara. O vereador Paulo Mário disse que está ouvindo rumores de que tudo está acertado para a renovação, mas cobrou que antes a companhia deve promover reparos nas vias públicas, pois algumas ficaram como um “tobogã” depois de obras realizadas por ela. “Estamos atentos”, avisou.

O vereador Marcolino disse que nesse curto período em que vai atuar no Legislativo pretende trabalhar para tentar atender dois anseios da população. O primeiro é na área de segurança pública. Comerciantes da região central reivindicam a ampliação do monitoramento a fim de inibir os crimes, contou. O segundo se refere ao aumento de incêndios pela cidade. Marcolino disse que tem conhecimento de que os proprietários de imóveis incendiados na Avenida José Gomes da Rocha Leal tiveram prejuízo, pois os locatários não tinham seguro. A proposta de Marcolino é que a Prefeitura substitua a exigência de alguns documentos pela apresentação do contrato de seguro na abertura de empresas.

Rita Valle falou sobre a Lei do Silêncio, defendendo que sejam feitas adequações, especialmente quanto às penalidades aos infratores. Ela citou que os ensaios das escolas de samba já começaram e que vai solicitar uma reunião com os presidentes das agremiações para que se possa conciliar os ensaios e o sossego da população. A vereadora também anunciou que a Fesb (Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista) abrirá dois novos cursos a partir de 2015: Serviço Social e Agronomia. Rita ainda sugeriu que outras secretarias da Prefeitura sigam o exemplo do que foi feito com a licitação da Festa do Peão, que desta vez será licitada para 2015 e 2016. “Que outras secretarias sigam o exemplo e não falte material na Prefeitura”, disse Rita.

Sobre a Campanha Outubro Rosa, Rita contou que a ABCC (Associação Bragantina de Combate ao Câncer) promoverá na cidade a peça teatral “Sem Drama”, especialmente voltada a funcionários da Saúde que têm contato com pacientes de câncer. A vereadora disse também que a Empresa Elétrica Bragantina está autorizada a conceder descontos para quem trabalha com a criação de peixes e utiliza equipamentos elétricos para isso. É necessário procurar a empresa para obter mais informações.

Também fez uso da palavra na última sessão a vereadora Fabiana Alessandri, que contou sobre uma reunião ocorrida com representantes do DER (Departamento de Estradas e Rodagens). De acordo com ela, na oportunidade, foram feitas diversas reivindicações, como a necessidade de adequações na Rodovia Padre Aldo Bollini e no trevo de acesso a Tuiuti. Fabiana também defendeu que sejam estudadas medidas para a economia de água e registrou satisfação pela troca de brinquedos no Jardim Público.

A vereadora Gislene Cristiane Bueno parabenizou a Rádio FM 102,1 pelo aniversário, comemorado no último fim de semana com uma festa no Lago do Taboão. Ela pediu que a Prefeitura estude a possibilidade de promover eventos no local com frequência, argumentando que os jovens não têm opções de lazer na cidade. Gislene citou, então, que uma área de terra foi doada à Prefeitura, no Estiva do Agudo e que ao realizar trabalhos nesse lugar a cerca acabou sendo derrubada. Ela pediu que a cerca seja refeita pela secretaria competente. A vereadora cobrou, ainda, que a empresa Citéluz tome providências quanto a uma luminária que há certo tempo está piscando na Rua Jandira Costa Valente.

Jorge Luís Martin parabenizou a Associação de Orquidófilos de Bragança Paulista e Região pela realização da 11ª Exposição Nacional de Orquídeas, ocorrida no último fim de semana. De acordo com o vereador, o evento atraiu turistas e projetou o nome da cidade para o país.

Jorge contou, então, que participou recentemente de um curso de sustentabilidade hídrica em Nova Odessa. Várias ações que são realizadas naquele município podem ser aplicadas na cidade, defendeu ele, que também parabenizou as secretarias envolvidas na demolição de imóveis na Avenida José Gomes da Rocha Leal. O vereador alertou, contudo, que os entulhos e outros materiais que ainda estão dentro de alguns imóveis próximos aos que foram incendiados e demolidos devem ser retirados, sob pena de propagarem novos incêndios.

Além disso, Jorge relatou indignação quanto ao fato de ligações para o 192, do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), e o 193, do Corpo Bombeiros, estarem caindo em outras cidades. De acordo com ele, houve o caso de uma pessoa precisar dos serviços e a chamada cair em São Caetano do Sul. O paciente que necessitava de atendimento de urgência acabou falecendo.

O vereador Juzemildo Albino da Silva pediu à Prefeitura que promova as alterações necessárias na Avenida Herculano Augusto de Toledo, na Henedina Cortez, a fim de que as duas faixas, já existentes, possam ser utilizadas a fim de facilitar o fluxo de veículos. Juzemildo solicitou também o plantio de árvores para essa região e mencionou que o segundo turno das Eleições 2014 ocorre no próximo domingo, 26, chamando a atenção de todos para o voto consciente.

Valdo Rodrigues contou que participou de uma reunião do Conselho de Educação, oportunidade em que algumas ações foram questionadas, como a reformatação do Plano de Cargos e Carreiras do Magistério. Valdo observou que esse conselho ainda não realizou nenhuma conferência municipal e defendeu que isso seja feito para que se possa definir um plano da Educação para os próximos dez anos.

O vereador líder do prefeito na Câmara disse também que tomou conhecimento de uma lei federal que permite que o município receba auxílio financeiro do governo federal para o transporte de alunos do Ensino Superior. Na opinião de Valdo, a medida pode trazer economia aos cofres públicos. O vereador também registrou cumprimentos ao secretário Moufid Doher pelos trabalhos que vêm sendo executados na cidade, apesar da escassez de recursos.

A sessão terminou pouco antes das 19h.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image