Na última quarta-feira, 14, o prefeito Jesus Chedid e a equipe da Administração acompanharam as obras do parque ecológico no Tanque do Moinho, que também abrigará um espaço para o Ecoa (Espaço de Convivência e Aprendizado).
Durante a visita, o prefeito falou da importância das obras e do espaço que irão beneficiar não só a população local, como toda a cidade. “Estamos acompanhando etapa por etapa, o Amauri vem toda semana verificar como estão as obras, a Secretaria de Obras fiscaliza e sempre me passa como está. Estamos contentes com o andamento destas obras e também iniciamos melhorias nos arredores”, disse, referindo-se ao recapeamento iniciado nesta semana nas ruas no entorno do local.
Na ocasião, o representante da CAT Engenharia, César Luchesi, informou que as obras estão com 40% da parte estrutural concluídas e que a empresa vai dar início à etapa de acabamento e cobertura. O prazo contratual para a finalização é fevereiro de 2020, mas, de acordo com César, o andamento dos trabalhos está dentro do cronograma previsto, objetivando a antecipação da entrega para dezembro, conforme pedido do prefeito Jesus. Além das obras estruturais dos prédios, a empresa fará o fechamento com alambrado e portaria com portão de acesso.
A presidente do Ecoa, Eledi Gonçalves, agradeceu a Administração e lembrou que a entidade espera há dez anos o projeto tomar forma. “A gente criou expectativa, ficou esperando e os anos passaram, e nada de acontecer. Hoje é uma satisfação enorme poder acompanhar a vistoria das obras e ver que agora o espaço toma forma, e com isso poderemos não só atender as crianças e jovens, como também mudar este local, que ficou tão degradado com uso de drogas e prostituição”, declarou.
PARQUE ECOLÓGICO TANQUE DO MOINHO E ECOA
As obras no Tanque do Moinho visam à recuperação da área degradada situada às margens do Lago do Tanque do Moinho, na Alameda XV de Dezembro, esquina com a Rodovia João Hermenegildo de Oliveira, com a implantação de um parque ecológico. O projeto prevê, ainda, a construção de um espaço comunitário de educação socioambiental, de um viveiro-escola, de um espaço de convivência, além das portarias, salas da administração, banheiros públicos, obras de infraestrutura do parque e aquisição de equipamentos e materiais permanentes.
Além disso, o local abrigará a sede do Ecoa, instituição sem fins lucrativos focada no acolhimento afetivo e de aprendizado de crianças e adolescentes da comunidade carente, que possui termo de colaboração com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social, para a oferta de serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, atendendo diariamente cerca de 120 crianças e adolescentes.
De acordo com a Administração, a área do Lago do Tanque do Moinho faz parte da região periférica da cidade com uma dinâmica de ocupação crescente, onde a comunidade possui poucas opções de locais de lazer ou de socialização, e encontra-se com impactos ambientais e sociais sérios.
Pretende-se, com esse projeto de recuperação da vegetação e implantação do parque ecológico criar condições favoráveis ao lazer saudável e a aprendizagem integrada, melhorando a qualidade de vida da comunidade diretamente envolvida.
Os serviços estão sendo realizados por meio de convênio firmado com o governo do estado. Os recursos são oriundos do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID), vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.
0 Comentários