Na próxima sexta-feira, 18, tem início em Bragança Paulista a 13ª edição do Festival de Inverno, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A apresentação de abertura fica por conta da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, que fará seu concerto na Arena de Eventos do Lago do Taboão, às 19h.
A Jazz Sinfônica possui 82 músicos em uma formação bastante singular, que une a orquestra nos moldes eruditos a uma big band de jazz, produzindo uma sonoridade ímpar e criando uma nova estética orquestral brasileira. Ela já dividiu o palco com músicos brasileiros e internacionais, como Tom Jobim, Gal Costa, João Bosco, Diane Schuur, Dee Dee Bridgewater, Paquito D’Rivera, entre outros. Atualmente, é regida por João Maurício Galindo, um dos mais ativos diretores de orquestra brasileiros, já à frente da Jazz Sinfônica há 11 anos, levando em seu currículo a honra de ter sido convidado a assumir este posto pelos próprios músicos da orquestra.
O concerto de abertura contará também com projeções a céu aberto de trabalhos dos artistas Gustavo Godoy e Roberta Carvalho.
No sábado, 19, às 14h, Diogo Granato é a atração na Praça Raul Leme com o espetáculo Sketchbook. O artista é criador e intérprete de solos de dança-teatro, premiado como melhor intérprete de 2006 pela Associação Paulista de Críticos de Arte, integrante da premiada Cia. Nova Dança 4 há dezesseis anos e membro do Le Parkour Brasil, grupo pioneiro do parkour no Brasil.
Ainda no sábado, às 20h, acontece, na Casa de Cultura, a pré-estreia nacional do novo espetáculo de Morena Nascimento, em parceria com Carolina Bianchi, Rêverie – Sonho de desastre cósmico com final feliz imaginado por uma atriz e uma bailarina.
No domingo, 20, será a vez da Banda Ratos de Porão, que tem 33 anos de carreira, subir ao palco do Ciles do Lavapés, às 16h.
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, instalada no Lago do Taboão, está recebendo inscrições para os workshops que serão oferecidos ao longo do festival. Os interessados podem fazer o cadastro pessoalmente ou por e-mail: educativo.smct@gmail.com. Serão ministrados workshops de jornalismo e foto cultural, guitarra para meninas, stencil, viola caipira, criação literária, contação de histórias, improvisação teatral e bateria, além do Laboratório Permanente de Elaboração de Projetos Culturais, projeto da secretaria que terá continuidade após o festival.
0 Comentários