Na manhã de quinta-feira, 23, a Administração realizou uma operação, no Bairro Mãe dos Homens, na qual seis tartarugas e 34 cachorros foram recolhidos. Os animais, que estavam doentes, eram criados por um casal, porém desde que a criadora adoeceu, seu companheiro passou a sentir dificuldades em criar os animais sozinho e pediu auxílio.
A Prefeitura, que já acompanhava a situação, orientou o responsável que os animais não poderiam ser abandonados, haja vista que isso caracterizaria maus-tratos.
O recolhimento dos animais doentes não ocorreu imediatamente porque eles eram muitos, sendo necessário organizar a logística do transporte, cuidados e abrigo.
Após análise de uma equipe composta por veterinários, biólogos e especialistas em contenção de animais, foram recolhidos os cães que apresentavam pulgas e doenças, como por exemplo, sarna, sendo, posteriormente, encaminhados para a instituição Faros D’Ajuda.
Os outros cães que recebiam os cuidados necessários, a princípio, permaneceram no local, assim como os gatos, que estavam todos bem de saúde e puderam continuar no gatil.
As tartarugas também estavam saudáveis e, por isso, foram destinadas a um local adequado para sua sobrevivência.
A equipe continuará monitorando e acompanhando a ocorrência.
As orientações foram dadas ao cuidador por responsáveis pela campanha ‘Cuide Bem do Seu Pet’ instituída pela Prefeitura em 2013. Informações sobre a campanha podem ser obtidas pessoalmente na Secretaria Municipal do Meio Ambiente na Avenida dos Imigrantes, 1.307, pelo telefone: 4034-6780 e também pelos seguintes meios digitais: meioambiente@braganca.sp.gov.br ou www.facebook.com/meioambientebraganca.
0 Comentários