O que aconteceu com o HSBC?

Nesta semana, começamos a ouvir mais sobre esse tão conhecido banco, o HSBC, que estampa seu logotipo em grandes eventos, terminais, aeroportos e campanhas internacionais.

A sua história remonta ao século XIX. De acordo com o site internacional da instituição, ela foi fundada em 1865 pelo escocês Thomas Sutherland e, sediada em Londres e antes na ex-colônia britânica de Hong Kong, a HSBC Holdings PLC é a maior organização de serviços financeiros e bancários do mundo. O Grupo HSBC emprega mais de 254 mil colaboradores (2013) e atende mais de 52 milhões de clientes em todo o mundo. A rede internacional do Grupo HSBC é composta por aproximadamente 6.200 escritórios e agências em 129 países e territórios na Europa, Ásia, Américas, Oceania, Oriente Médio e África. HSBC é o acrônimo de Hong Kong and Shanghai Banking Corporation. O atual valor de mercado do HSBC é de US$ 192 bilhões, o que o torna o segundo maior banco do mundo, atrás do americano Wells Fargo.

Mas o que aconteceu com esse promissor segundo lugar, ou melhor, como chegamos a esse promissor segundo lugar? As informações apresentadas pela mídia têm demonstrado que esses US$ 192 bilhões não são tão “limpos” assim. Remessas enviadas para a Suíça sem declaração e informação aos governos envolvidos são caracterizadas como lavagem de dinheiro e desvio fiscal. O que fez pegar fogo essa notícia foi o fato de personalidades mundiais estarem envolvidas na fraude. O alto executivo do HSBC pronunciou-se e afirmou que irá colaborar com as investigações, demitirá os envolvidos e que sua filial na Suíça não tem interesse em clientes com ideias corruptas.

Em minha opinião, como profissional, não vejo risco para os atuais pequenos correntistas do banco. Sua idoneidade é evidente nos seus 150 anos, existem profissionais qualificados na instituição e ajustes deverão ser feitos o quanto antes. O que o HSBC deveria fazer a partir de hoje é fiscalizar mais seus gerentes e diretores. Já é o segundo maior banco do mundo, o que mais querem?

Renan Williams Moore Brito é jornalista e graduado em Ciências Contábeis. – MTB nº 78.323/SP

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image