Nutricionista justifica viagem a Cuba

Também participou da sessão da última terça-feira, 20, na Câmara Municipal, Taciana Panúnzio, nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde. Ela justificou a viagem da equipe de 10 pessoas ao II Congresso Internacional de Medicina Familiar e Comunitária, que aconteceu em Cuba.

Também indicada pelo vereador José Gabriel Cintra Gonçalves, a nutricionista explicou que há dois anos Bragança participa, por meio de parceria entre a USF (Universidade São Francisco) e o município, do programa do governo federal PET-Saúde (Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde).

Foi através desse programa que a equipe de profissionais da saúde, incluindo professores e alunos da USF, além da secretária municipal Maria Amália Gouvêa de Oliveira e de funcionários da pasta, viajou a Cuba, para um intercâmbio científico, segundo ela.

Taciana contou que o modelo de saúde em Cuba é considerado um dos melhores e, assim, foi possível ter contato com o modo como é feito o atendimento naquele país. De acordo com ela, agora será possível traçar comparativos com a ação na cidade, verificando, por exemplo, se o número de funcionários do PSF (Programa Saúde da Família) está adequado.

No II Congresso Internacional de Medicina Familiar e Comunitária, a equipe enviada de Bragança Paulista apresentou vários trabalhos, entre eles, o Saúde do Escolar, que é de autoria da secretária Maria Amália.

Conforme explicou Taciana, também foi apresentado o projeto Sisvan (Sistema de Vigilância Nutricional), que ela abasteceu com dados de crianças vacinadas na campanha de vacinação da poliomielite do ano passado. A nutricionista disse que, aproveitando a campanha de vacinação, foi possível coletar os dados das crianças de até cinco anos, fazendo uma avaliação nutricional nessa faixa etária.

Taciana afirmou que Bragança ficou em destaque com a quantidade de trabalhos apresentados e explicou que a verba do PET é um dinheiro carimbado, que não pode ser usado em outras coisas. Ou seja, quando se pleiteia a participação no PET, é apresentado um projeto, no qual os gastos já devem estar pré-estabelecidos. Se o projeto é aprovado, os recursos não podem ser empregados em outras ações no decorrer da aplicação do projeto.

A nutricionista falou que a viagem a Cuba serviu também para ver que o país vizinho atua fortemente na prevenção, o que ela considera que deve ser melhorado em Bragança e no Brasil. "A experiência foi muito produtiva e teve, sim, interesse público", ressaltou, acrescentando que 23 países participaram do congresso.

O vereador José Gabriel disse que fez questão de inscrever Taciana para contar sobre a viagem a Cuba porque recentemente ouviu coisas que não eram verdadeiras sobre isso, especialmente com relação à secretária Maria Amália. Ele ainda registrou que a troca de experiências é válida e que a equipe não foi a passeio, mas, sim, a serviço.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image