Música, teatro, literatura e artes visuais invadem a cidade com o Maio Cultural

Nessa semana, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo divulgou a programação do Maio Cultural. O mês terá atividades diversificadas, com a participação de mais de 100 artistas de ampla gama de linguagens, como música, artes visuais, audiovisual, fotografia, literatura, dança e teatro.

Conforme o material de divulgação do Maio Cultural, a edição deste ano objetiva abarcar atividades para todas as idades e dar especial atenção para a formação cultural, com a realização de diversas oficinas, workshops, debates e palestras.

A intenção da pasta também foi a de fortalecer parcerias para que pudessem ser valorizadas as iniciativas de coletivos e grupos culturais da cidade, além de intensificar as atividades no Centro Cultural do Matadouro, que ao longo do ano contará com equipamentos, oficinas e cursos continuados.

A novidade para o Maio Cultural 2015 fica por conta de uma plataforma de desdobramento no mundo virtual, com conteúdos exclusivos dos artistas e registros das programações.

Confira a programação:

 

OLHO SECO

 

A programação se inicia com música, no dia 1º de maio, feriado do Dia do Trabalhador. A partir das 17h, no Ciles do Lavapés, haverá as apresentações de Galinha Preta, Ranho, Lesão Corporal e a atração principal, Olho Seco (foto).

Pioneiros do punk no Brasil e completando 35 anos de vida, o grupo tem estampada em sua história a participação no disco Grito Suburbano (primeira coletânea de bandas punks brasileiras) e no festival O Começo do Fim do Mundo (realizado no SESC Pompeia em 1982). Seu primeiro registro, Botas Fuzis e Capacetes, é um clássico mundial, e seu vocalista, Fábio, é peça fundamental na construção do movimento punk do Brasil, sendo responsável pela gravação, lançamento e distribuição dos primeiros e principais registros musicais do movimento punk no Brasil.

 

THUNDERBIRD, TARÂNTULAS E TARANTINOS

 

No dia 2, na Casa de Cultura, a partir das 20h, acontece uma apresentação que une música e cinema. Com o intuito de comemorar o aniversário de 47 anos do cineasta Quentin Tarantino, o músico e apresentador Luiz Thunderbird reuniu um supergrupo para tocar as trilhas sonoras dos filmes do diretor.

Durante as apresentações da banda, um VJ faz projeções de cenas onde as músicas eram originalmente inseridas, mixando ao vivo com imagens de câmeras, cheias de efeitos, posicionadas no palco, um maravilhoso pacote audiovisual moderno, relembrando de alguma forma, os velhos tempos do cinema mudo.

 

TUDO PODE DAR CERTO

 

No dia 5, às 19h30, haverá exibição do filme Tudo pode dar certo, que tem classificação de 12 anos.

Boris Yellnikoff é um velho rabugento que tem o hábito de insultar seus alunos de xadrez. Ex-professor da Universidade de Columbia, ele considera ser o único capaz de compreender a insignificância das aspirações humanas e o caos do universo. Um dia, prestes a entrar em seu apartamento, Boris é abordado por Melodie St. Ann Celestine, que lhe implora para entrar. Ele atende ao pedido, a contragosto. Percebendo sua fragilidade, Boris permite que ela fique no apartamento por alguns dias. Ela se instala e, com o passar do tempo, não aparenta ter planos de deixar o local. Até que um dia lhe diz que está interessada nele.

A atração acontece no Mini-Mis Casinha do Lago.

 

XILOMÓVEL NAS ESCOLAS

 

Nos dias 6 e 7, estará na cidade uma Chevrolet Veraneio customizada que servirá de suporte para a realização de oficina de xilogravura. A atividade será realizada das 14h às 17h, no Espaço do Adolescente e no Ciles do Parque dos Estados, respectivamente. As inscrições devem ser feitas até o dia 4 pelo e-mail: arte.smct@gmail.com, colocando no campo assunto: xilomóvel.

A xilogravura é uma técnica milenar muito semelhante aos carimbos, na qual, com a ajuda de um objeto cortante, a pessoa cria um desenho ou forma na madeira, que após receber um banho de tinta, pode ser reproduzido em série em cima de outras superfícies, geralmente, papel ou pano. No Brasil, a xilogravura foi e ainda é amplamente utilizada na literatura de cordel.

 

SABOTAGE: O MAESTRO DO CANÃO

 

Mauro Mateus dos Santos ficou conhecido no Brasil por meio de outro nome: Sabotage. Crescendo em meio à pobreza de São Paulo, o homem, com singularidade musical, encontrou no rap espaço para se expressar. Neste documentário inédito, com depoimentos de artistas e cenas de arquivo da vida do rapper, ele fala, de forma aberta e espontânea, sobre a infância, a desigualdade, o descaso, a solidariedade, o passado e o futuro. O retrato de um músico que se tornou lenda após sua morte, e ainda é um dos nomes mais importantes do rap nacional.

A exibição do documentário acontece na Praça Jacinto Osório, no Matadouro, no dia 8, a partir das 19h30.

 

2º FLAVOR STREETS – FESTIVAL DE HIP HOP

 

De 8 a 10 de maio, acontece o 2º Flavor Streets, um festival de hip hop com todos os elementos do gênero (DJ, MC, break e graffiti). Haverá shows, batalhas de break, oficinas, debates e exibições de filmes.

O evento será realizado no Centro Cultural Geraldo Pereira, no Matadouro.

 

INQUÉRITO

 

No dia 9, às 20h, o Centro Cultural Geraldo Pereira, no Matadouro, recebe a apresentação de Renan Inquérito.

Reconhecido por utilizar a música como ferramenta de transformação, o artista é, além de MC e compositor, professor da rede pública e realiza oficinas de literatura com letras de rap em escolas e unidades da Fundação Casa.

O grupo acaba de completar 15 anos e, em 2014, foi o responsável pela trilha sonora do filme Triunfo, que conta a história do hip hop no Brasil por meio da vida do dançarino Nélson Triunfo.

Seu último disco, Corpo e Alma, foi eleito um dos melhores discos do ano pela revista Rolling Stone.

 

EU, MAMÃE E OS MENINOS

 

O Mini-Mis Casinha do Lago exibe, no dia 12, a partir das 19h30, o filme “Eu, mamãe e os menino”, com classificação de 14 anos.

O personagem Guillaume (Guillaume Gallienne) tem uma história de vida curiosa: quando era criança, sua mãe autoritária sempre pensou que ele fosse diferente dos irmãos, e decidiu criá-lo como uma garota. Anos depois, já adulto, ele relata a relação complicada que tinha com o pai, os maus-tratos dos colegas de escola e seus primeiros amores.

Depois de várias confusões e histórias engraçadas, Guillaume decide fazer uma peça de teatro para contar como conseguiu finalmente fazer as pazes com a sua sexualidade.

 

A MÃO DO MEIO

 

Como parte da programação do Circuito Cultural Paulista, vem a Bragança, no dia 14, a sinfonia lúdica “A Mão do Meio”, interpretada pela Cia. de Danças de Diadema.

É uma história de gestos contada por meio da dança, incluindo algumas cenas com o recurso da luz negra. O espetáculo mostra a aventura de uma mão que, fascinada por movimentos, parte à descoberta do corpo. Pouco a pouco se torna uma verdadeira colecionadora de gestos. É uma história sobre o nascimento, a descoberta do corpo, da vida e, também, sobre as diferenças.

A atração acontece a partir das 20h, na Casa de Cultura.

 

FESTIVAL DO MINUTO

 

Todos os anos, os melhores minutos do ano anterior são exibidos gratuitamente em centenas de instituições culturais por todo o Brasil. Em parceria com o MIS-SP (Museu da Imagem e do Som de São Paulo), Bragança fará parte do circuito de exibição, no dia 19, às 19h30, no Mini-Mis Casinha do Lago.

Confira a programação completa no site do Festival do Minuto: www.festivaldominuto.com.br.

 

LITERATURA INFANTIL COM MARINA COLASANTI

 

No dia 22, às 19h, a Casa de Cultura recebe a palestra “Literatura infantil com Marina Colasanti”.

Marina Colasanti nasceu em Asmara, Etiópia, morou 11 anos na Itália e desde então vive no Brasil. Publicou vários livros de contos, crônicas, poemas e histórias infantis. Recebeu o Prêmio Jabuti com Eu sei mas não devia e também por Rota de Colisão.

Dentre outros, escreveu E por falar em Amor, Contos de Amor Rasgados, Aqui entre nós, Intimidade Pública, Eu Sozinha, Zoológico, A Morada do Ser, A nova Mulher, Mulher daqui pra Frente e O leopardo é um animal delicado. Escreve, também, para revistas femininas e constantemente é convidada para cursos e palestras em todo o Brasil.

A mediação será de Otacílio César Monteiro.

 

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

 

No dia 22, às 15h, na Praça Raul Leme, haverá contação de histórias com Lídia Engelberg.

Contadora de histórias, atriz, jornalista e pesquisadora na área de EJA. Conta histórias em livrarias, escolas, bibliotecas e teatros e participa de programas e projetos da Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo e também do roteiro de bibliotecas públicas e do Festival da Arte de Contar Histórias, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Ministra cursos e oficinas sobre a arte de contar histórias para educadores, estudantes de pedagogia, letras e interessados em geral.

 

PALESTRA E SHOW COM LUIZ TATIT

 

No dia 23, às 19h, haverá palestra e show com Luiz Tatit, na Casa de Cultura.

Luiz Tatit é músico, compositor e, em sua atividade com o grupo Rumo, gravou seis discos. É coautor de músicas lançadas por Ná Ozzetti, José Miguel Wisnik, Chico Saraiva e já teve suas composições gravadas por Zélia Duncan, Leila Pinheiro e Ney Matogrosso. É professor de Linguística da USP e autor de diversos livros.

Em sua palestra, pretende descrever a atividade específica do cancionista brasileiro, aquele que cria relações entre melodia e letra, nas fronteiras da literatura e do pensamento musical.

Para o show, apresentará músicas de seus cinco discos solo e também sucessos do Grupo Rumo.

 

RODA DE CONVERSA SOBRE LITERATURA

 

Felipe Gasnier (Edições Ideal), Tiago Rendelli (Editora Medita) e Renato Coelho (Editora Passarinho) vêm à cidade no dia 23, às 16h, para promover uma roda de conversa sobre literatura e mercado editorial, na Praça Raul Leme.

A intenção é promover uma reflexão sobre o mercado editorial e as interfaces das novas mídias (blogs, redes sociais e sites), como ferramentas para divulgar novos autores e novas produções literárias. A conversa também abordará as principais dificuldades relacionadas à circulação de novas publicações no mercado.

 

RODA DE CONVERSA SOBRE FEMINISMO

 

No dia 24, às 14h, na Praça Raul Leme, também haverá uma roda de conversa, desta vez, sobre Feminismo e estudos de gênero com Amara Moira e Isabela Penov.

A mediação será de Shel Almeida.

É possível encontrar, em toda parte, marcas da centralização dos valores da sociedade no poder do homem, inclusive na literatura. O debate sobre gênero, feminismo e discursos literários delineará essa mesa que tangerá questões sobre o espaço dentro do mercado editorial para esse tipo de produção, bem como traçará uma perspectiva geral da situação atual, as dificuldades e as barreiras encontradas para que as autoras possam publicar seus trabalhos.

 

PALESTRA

 

Cláudio Jorge Willer ministrará a palestra “Poetas rebeldes, marginais e malditos: seus infernos e suas bibliotecas”, no dia 24, às 16h, na Praça Raul Leme.

Cláudio Jorge Willer é um poeta, ensaísta, crítico e tradutor brasileiro. Como poeta, Willer distingue-se pela ligação com o surrealismo e a geração beat, tendo traduzido nomes como Jack Kerouac e Allen Ginsberg.

Como crítico e ensaísta, escreveu em vários periódicos brasileiros: Jornal da Tarde, Jornal do Brasil (caderno Ideias), Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, Correio Braziliense, nas revistas Isto É, e Cult.

 

O SENHOR DAS CHAVES

 

Um dos fundadores do Grupo Parlapatões, o ator Alexandre Roit resolveu seguir carreira-solo em 2002. No monólogo infantil O Senhor das Chaves, dirigido por Pedro Pires, ele assume o papel de um pescador.

Um pouco desorientado, o personagem surge cheio de dúvidas. A constante participação do público é um ponto positivo: em vários momentos, as crianças são convidadas para subir ao palco e contribuir com a narrativa.

A estratégia diverte, mantém a atenção dos pequenos espectadores e os estimula a entrar ainda mais no mundo da fantasia.

A atração ocorre no dia 24, às 14h, na Casa de Cultura.

 

O MERCADOR DE VENEZA

 

O filme “O Mercador de Veneza” será exibido no dia 26, às 19h30, no Mini-Mis Casinha do Lago.

Na cidade de Veneza, no século XVI, Bassanio pede a Antonio o empréstimo de três mil ducados para que possa cortejar Portia, herdeira do rico Belmont. Antonio é rico, mas todo seu dinheiro está comprometido em empreendimentos no exterior. Assim, ele recorre ao judeu Shylock, que vinha esperando uma oportunidade para se vingar de Antonio. O agiota impõe uma condição absurda: se o empréstimo não for pago em três meses, Antonio dará um pedaço de sua própria carne a Shylock. A notícia de que seus navios naufragaram deixa Antonio em uma situação complicada, com o caso sendo levado à corte para que se defina se a condição será mesmo executada.

A classificação é de 14 anos.

 

ANTÔNIO CARLOS E JOCAFI

 

No dia 30, a partir das 18h, a Arena do Lago será palco de duas atrações musicais. Primeiro, o grupo Água de Benzê faz a abertura do evento para que em seguida Antônio Carlos e Jocafi se apresentem.

A dupla possui extensa discografia de afrosambas. Suas canções foram gravadas por dezenas de artistas, como Daniela Mercury, Sergio Mendes, Jorge Aragão, Sambô e Maria Creuza.

 

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA

 

De 26 a 30 de maio, haverá residência artística com o Coletivo Base V, no Centro Cultural Geraldo Pereira, das 19h às 22h. As inscrições devem ser feitas até o dia 20, pelo e-mail: arte.smct@gmail.com, colocando no campo assunto Residência Base V.

O grupo de artistas produz, desde 2002, nas mais diversas linguagens, que vão desde publicações artesanais até instalações gráficas, a partir da experimentação livre e da improvisação.

Durante cinco dias, o coletivo oferecerá residência de criação e produção na qual serão formadas frentes de trabalho para a produção de alguns projetos.

A residência é destinada a jovens artistas e agentes culturais das mais diversas vertentes artísticas.

Há 15 vagas disponíveis e a inscrição deve ser feita enviando carta de intenção e portfólio para o e-mail mencionado.

 

8º FESTIVAL DO JAPÃO

 

A primeira edição do Festival Japão aconteceu no ano de 2008, em comemoração ao Centenário da imigração japonesa no Brasil.

Agora em sua oitava edição, o evento ocorre nos dias 30 e 31 de maio, com venda de comidas típicas e apresentações culturais, na Nipo Brasileira, das 10h às 18h.

 

Todas as atrações do Maio Cultural são gratuitas, mas, para algumas, há necessidade de retirada antecipada de ingressos. Também haverá oficinas durante o mês. Mais detalhes sobre a programação podem ser conferidos em: http://bit.ly/1yQAi5t.

 

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image