A Campanha de Vacinação contra o HPV (papilomavírus) termina na próxima quinta-feira, 10. Os responsáveis por meninas de 11 a 13 anos devem observar a data para levá-las até os postos de vacinação a fim de tomar a dose.
De acordo com o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) do Ministério da Saúde, até essa segunda-feira, 7, 75,13% da população-alvo havia sido imunizada em Bragança Paulista, o que corresponde a 2.507 meninas.
A meta é vacinar 80% do público-alvo. Assim, a Divisão de Vigilância Epidemiológica (Dive) pede que os responsáveis levem as meninas para tomar a vacina contra o vírus HPV o mais breve possível. As 23 unidades de saúde estão ofertando a vacina. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h. A população da zona rural, com exceção da Água Comprida que possui sala de vacina, deverá procurar qualquer unidade de saúde da zona urbana, dentro dos horários citados. Já a população da zona urbana deve procurar a sua unidade de saúde de referência.
É necessário apresentar carteira de vacinação e documento original com foto (RG) para receber a vacina.
O HPV
O HPV (papilomavírus humano) é um vírus que infecta a pele ou mucosas. Sua transmissão ocorre por meio do contato direto com a pele ou mucosa infectada, e a principal forma de contágio é através de relação sexual. A transmissão vertical (de mãe para filho) e o início precoce da vida sexual também são formas de contágio.
Esta infecção é muito frequente e tem tratamento, porém, se não for tratada a tempo, pode se transformar em lesões mais sérias, progredindo para câncer de colo do útero.
Com a inclusão da vacina no SUS, o Ministério da Saúde espera contribuir na redução dos casos de câncer de colo de útero.
0 Comentários