Mais de 72 mil m² de áreas queimadas são registradas em Campanha Cessa Fogo

A Prefeitura vistoriou 13 queimadas de grande e média proporção no município, desde o dia 1º de janeiro até a última quinta-feira, 13, totalizando uma área queimada de 72.115 m². 

Em maio do ano passado, a Campanha Cessa Fogo teve início com o intuito de evitar os altos índices de queimadas na cidade, porém, com os números apresentados neste ano, já é possível perceber que haverá aumento dos índices de queimadas.

Em 2013, a Administração vistoriou 16 denúncias procedentes de queimadas de grande e média proporção, sendo que uma área de 93.129 m² foi atingida.

O pior período de queimadas acontece, geralmente, entre o outono e o inverno, quando a vegetação seca se torna propícia para alimentar o fogo. Mas com a estiagem atípica, em pleno verão, os incêndios já têm causado grandes prejuízos, e, por esse motivo, a campanha foi antecipada para o início de janeiro.

As causas mais frequentes de fogo no município estão relacionadas a ações criminosas e às queimadas realizadas para a limpeza de lotes baldios sem os devidos cuidados.

Os incêndios causam prejuízos à sociedade e ao meio ambiente já que podem incitar ou agravar problemas respiratórios, causar desconforto devido à redução da umidade e do oxigênio presente no ar, aumentar a temperatura ambiente e representar risco à segurança dos cidadãos que estão próximos ao incêndio.

Além da diminuição da qualidade do ar, os incêndios aumentam também a sensação térmica e geram odores desagradáveis. Eles provocam, ainda, a perda de nutrientes do solo, resultando no seu empobrecimento, o que afeta intensamente a vegetação local. O solo fica desprotegido e vulnerável à erosão causada pela ação do vento, do sol e da chuva.

Os incêndios podem causar ainda a morte de animais silvestres, que, além de morrerem queimados, acabam, por exemplo, sendo atropelados ao tentar fugir de uma área que está sendo queimada.

A CAMPANHA

Fiscalizações e atividades de conscientização são realizadas com o intuito de orientar os infratores sobre os riscos e as penalidades para quem incorre nesse tipo de infração.

Vale ressaltar que caso um lote com vegetação densa (mato alto) venha a pegar fogo seu proprietário pode ser responsabilizado ainda que não seja o autor da queimada, por ter permitido que o imóvel ficasse em condições suscetíveis a incêndios.

Mais informações por meio dos endereços eletrônicos: meioambiente@braganca.sp.gov.br, facebook.com/meioambientebraganca, ou pelo telefone: 4034-6780.

PREVENÇÃO DE QUEIMADAS

É possível prevenir queimadas seguindo estas dicas:

- Mantenha a vegetação ausente ou baixa;

- Após a capinação, acondicione o mato cortado em sacos bem fechados, ou outro recipiente similar, para evitar sua combustão;

- Evite a permanência de vegetação seca nas bordas dos terrenos onde transeuntes possam atear fogo;

- Instale cercas ou construa muros com a finalidade de dificultar o acesso de terceiros à área;

- Mantenha, constantemente, a presença de aceros no entorno do terreno e, se necessário, em seu interior também, com o objetivo de isolar as chamas em caso de queimada incidental;

- Instale placas contendo mensagens como: “Proibido colocar fogo, Lei Municipal 4.236 de 2011”.

Se estiver ocorrendo um incêndio próximo a residências, afaste animais e pessoas, principalmente as crianças, e acione imediatamente o Corpo de Bombeiros (193), que é o órgão público responsável pelo combate ao fogo.

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image